São 17 os artistas que integram a terceira edição da exposição bienal “Por Conta Própria – Artistas Autodidatas Feirenses”, constituída por 34 trabalhos de pintura e escultura. A mostra vai estar patente, em simultâneo, na Biblioteca Municipal e no Museu Convento dos Loios, de 30 de julho a 19 de setembro.
Américo da Costa Dias Pinto, Celestino Martins Soares Ferreira, David Fernando da Silva Santos, Dinis António Mesquita, Germano Oliveira Santos, Ilda Relvas, Ismael Fernandes Silva, Jaime Marques, Jorge Paulo de Jesus Fontes, José Fernando Gomes Pereira, Leonor Trindade de Sousa, Lino Campos, Maria da Graça Lima, Maria Odeta da Silva Sequeira, Nuno Pinto, Teresa Heitor e Zulmira Vita dos Reis são os artistas que integram esta exposição.
Desde 2017 que a Câmara Municipal promove este encontro bienal de artistas autodidatas do concelho, com o intuito de criar condições e fornecer estímulos à criatividade artística da comunidade, sem qualquer tipo de discriminação, aberta à pluralidade de expressões artísticas e à diversidade de padrões estéticos e culturais.
“Mestres de si mesmos, 17 artistas autodidatas de Santa Maria da Feira apresentam-se na Biblioteca Municipal e no Museu Convento dos Loios com 34 obras de pintura e escultura, cada uma com a sua história, todas coroadas pelo admirável poder transformador da arte – aquele que nos impele a novos olhares e novos caminhos, num exercício pleno de liberdade e pluralidade”, refere o vereador do Pelouro da Cultura, Turismo, Bibliotecas e Museus, Gil Ferreira, no catálogo da exposição.