Dino D’Santiago presença confirmada no Festival dos Canais.

O Festival dos Canais regressa a Aveiro de 16 a 20 de julho e na lista de artistas vai estar Dino D’Santiago e espetáculos de Rui Queiroz de Matos e da companhia holandesa Panama Pictures.

São os primeiros nomes conhecidos da 10ª edição.

Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), o Festival dos Canais está de regresso para mais cinco dias de arte e cultura, realizando-se entre os dias 16 e 20 de julho.

O evento celebra este ano a sua décima edição e voltará a encher Aveiro de música, teatro, dança, novo circo, instalações artísticas,atividades para crianças e outras propostas que prometem transformar o quotidiano da cidade, sempre com entrada gratuita.

Entre os destaques desta edição, conte-se novamente com espetáculos sobre a água, entre os quais o marcante The Weight of Water, da companhia Panama Pictures, dos Países Baixos, que junta dança, circo e música ao vivo para promover uma reflexão sobre os tempos atuais e a relação com o meio ambiente. 

Uma parábola sobre o aquecimento global com seis intérpretes e uma plataforma flutuante para ver no Canal Central, junto às comportas, nos dias 19 e 20 de julho.

Na música, o primeiro nome revelado é o de Dino D’Santiago, figura central da música portuguesa, que tem trabalhado a tradição cabo-verdiana com a marca contemporâneo da eletrónica global.

Uma atuação marcada para o arranque do evento, no dia 16 de julho, no palco maior do Festival dos Canais, instalado no Cais da Fonte Nova.

No campo das estreias, o espetáculo verde/claro, de Rui Queiroz de Matos, é o primeiro exemplo, sendo também uma encomenda do Festival dos Canais. 

Trata-se de uma criação com marionetas que celebra a natureza na sua escala mais íntima e questiona os espetadores sobre como seria a vida se os seres humanos tivessem apenas uns milímetros de altura. Para ver todos os dias do Festival, com quatro apresentações diárias.

Fanfarra dos Canais, formação musical itinerante que todos os anos conta com elementos recrutados através de uma open-call, espaço Jardim das Brincadeiras e o Chefs On Fire integram a programação.