Comédia infantil escrita por Egas Moniz em cena em Estarreja.

O programa comemorativo promovido pela Câmara Municipal de Estarreja para assinalar os 150 anos do nascimento do único Prémio Nobel da Medicina português continua este sábado com uma novidade destinada aos mais novos.

Apresentação da peça “Lobisome”, com texto original de Egas Moniz, adaptado a livro e peça de teatro.

“Lobisome” é a comédia infantil que Egas Moniz escreveu para entreter os seus sobrinhos-netos em 1936.

A história de um lobisomem, que andará a rondar a aldeia, põe o povo em alvoroço, em especial duas irmãs teimosas que debatem a veracidade da existência da criatura.

A autarquia decidiu trazer à luz este conto, revelando um texto com 89 anos, a genialidade e a transversalidade do neurocientista, e editou um livro com ilustrações da artista Cinara Saiónára, que vamos descobrir já este sábado, dia 10.

A apresentação irá decorrer na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, e terá um momento de interpretação pelo Trama – Grupo de Teatro Infantil do Município de Estarreja, antecipando a grande estreia da adaptação deste texto para teatro, com encenação e adaptação de Leandro Ribeiro, agendada para 22 de junho, naquele que será o último ato das comemorações dos 150 anos de Egas Moniz.

Para além da exposição “Egas Moniz – Um Encontro” que pode visitar até dia 24 na Casa da Cultura, o CTE receberá ainda o concerto de “Alma de Coimbra” (31 de maio) e na Biblioteca Municipal serão expostos os trabalhos que resultaram do concurso “Correntes de Imaginação”, numa edição alusiva aos 150 anos de Egas (inauguração dia 22).

Iniciadas o ano passado, as comemorações dos 150 anos do nascimento do neurocientista Egas Moniz, nascido em Avanca a 29 de novembro de 1874, continuam este ano com uma série de eventos programados para abril, maio e junho.

O programa homenageia a vida e o legado do Prémio Nobel da Medicina de 1949 e a suas múltiplas dimensões.