O Campus Jazz recebe o saxofonista Andy Sheppard para masterclass e concerto.
É considerado uma das principais figuras do saxofone na cena de jazz contemporâneo internacional.
Andy Sheppard, um daqueles nomes que ajuda a identificar a editora ECM (ou vice-versa?) vai ser a figura central do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro, orientando uma masterclass, esta quinta, 13 de maio, e participando num concerto, a 14 de maio, às 21h00, no Auditório Renato Araújo, com a Orquestra de Jazz da UA.
Deste saxofonista inglês, já disse Manfred Eicher, icónico produtor e fundador da editora ECM para a qual Andy Sheppard já gravou em diversas ocasiões tratar-se de um “som distinto”.
“Basta-me ouvir uma nota para saber que é Andy”.
É o som distinto e a abordagem de Sheppard ao saxofone que o leva a tocar, colaborar e gravar com muitos dos grandes mestres de jazz, onde se incluem três dos compositores seminais do jazz contemporâneo – Carla Bley, George Russell e Gil Evans.
Como líder de projetos, Sheppard lançou álbuns aclamados em diversas editoras, incluindo a Antilles/Island Records, a Blue Note e a Verve.
Com uma duradoura carreira internacional, de mais de quatro décadas, foi granjeando inúmeras distinções ao longo dos anos, como o galardão de Melhor Instrumentista nos prémios de jazz britânicos (British Jazz Awards), em 1989, ou o prémio de melhor músico jazz europeu (European Jazz Musician of the Year), em 2016. Sheppard encontrou o que intitula de "casa espiritual" na ECM há mais de dez anos e, desde então, lançou quatro álbuns aclamados na editora: “Movements in Colour” (2008), “Trio Libero” (2012), “Surrounded by Sea” (2015) e “Romaria” (2018).
Em Aveiro, o renomado saxofonista tem agendada uma atividade pedagógica, esta tarde, pelas 17h00, em formato de masterclass, destinada à comunidade académica da UA, às escolas oficiais de ensino secundário e profissional da região, com formação na área do jazz, e à comunidade artística em geral.
Esta masterclass decorre no Auditório Renato Araújo (no edifício da Reitoria da UA) e, embora seja de assistência gratuita, pressupõe inscrição online através da BilheteiraOnline.
Antes, e procurando o Campus Jazz transformar Aveiro no centro geodésico da comunidade académica jazzística envolvente, está prevista uma apresentação destas escolas de ensino oficial e da região através da atuação de pequenos ensembles de alunos.
A atuação destes ensembles, da Jobra Educação e dos conservatórios de Música de Aveiro e de Música de Coimbra, com cerca de 20 minutos de atuação em cada caso, está agendada para as 15h30, no mesmo local da masterclass.