A Biblioteca da Gafanha da Nazaré abre portas à comunidade.
A partir de terça, 11 de março, data em que se assinala o Dia da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas, a Gafanha da Nazaré ganha retoma os serviços de Biblioteca situada num espaço renovado da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Entre 11 e 14 de março há um programa especial de atividades.
Desde maio de 2024, o Município de Ílhavo já disponibiliza as habituais valências de biblioteca no Convés da Fábrica das Ideias, mas a partir de terça-feira, a Biblioteca abre as portas num espaço dedicado e renovado, em frente ao Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré.
A Biblioteca da Gafanha da Nazaré disponibilizará os habituais serviços de empréstimo domiciliários de livros, jogos, DVD e CD; possibilitará a consulta de jornais diários e permitirá o acesso ao Press Reader, uma plataforma digital de acesso a mais de 7000 jornais e revistas do Mundo inteiro.
O local estará equipado com computadores e Wi-Fi, para utilização gratuita.
As portas estarão abertas de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 horas e das 14h00 às 18h00.
Regularmente, decorrerão iniciativas como “Ferramentas Web para Todos” e “História do Dia…”.
A primeira visa promover a aquisição de competências digitais, a navegação segura na internet e a utilização de serviços online, sendo dirigida ao público adulto e sénior.
As ações são gratuitas e realizadas quinzenalmente, às terças-feiras, das 14h30 às 16h00, mediante inscrição.
Com sessões semanais, gratuitas, às quintas-feiras, das 17h30 às 18h00, a “História do Dia....” é especialmente dirigida a famílias com crianças a partir dos dois anos.
As inscrições para as atividades devem ser feitas através do email biblioteca_municipal@cm-ilhavo.pt ou do número de telefone 234 321103.
De 11 a 14 de março, haverá uma programação especial de abertura, com um conjunto de ações dirigidas ao público escolar, seniores e população em geral, dando a conhecer as atividades e os serviços disponíveis.
Para o público em geral, no dia 11 de março, às 18 horas, está previsto um momento cultural com a Casa do Povo da Gafanha da Nazaré.
No dia seguinte, 12 março, às 14h30, realiza-se uma sessão de “Maré de Jogos” e, às 16h00, “Quarta às Quatro”, para o público jovem.
No dia 13 de março, há “História do Dia... de tirar o chapéu!”, para crianças a partir dos dois anos acompanhadas por um adulto.
Por fim, a 14 de março, durante todo o dia, realiza-se um “Workshop Maker – Juntos Fazemos!”, para todo público; às 17h30 há uma sessão de “Por Falar em Cresc(S)er: “Medos e Fobias”, dirigida a pais e educadores, dinamizada por Clara Rocha do, GAF (Gabinete de Apoio à Família), e Patrícia Pereira, da EMACE (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Comunidade Educativa).
Em dia de abertura as portas abrem às 10h30 em ação para séniores institucionalizados, seguindo-se às 15h a apresentação de Serviços Digitais da Bibliotecacom presença de alunos da Universidade Sénior.
Em ação para o público em geral, às 18h, haverá momento cultural com a Casa do Povo da Gafanha da Nazaré.