A Universidade de Aveiro assinala o 50 anos com a instalação de um totem de azulejos pintados pela comunidade.
Chama-se Glossário, é um imponente totem de 6 metros de altura e pretende assinalar para sempre o 50º aniversário da Universidade de Aveiro (UA).
Tal como a Academia de Aveiro cresceu com o contributo de milhares de pessoas, a UA convida agora todas as pessoas — membros ou não da comunidade académica — a deixar a sua marca na construção deste monumento comemorativo.
Esta segunda haverá momento simbólico na criação de um marco intemporal.
O Glossário será revestido com 2500 azulejos, de 14 por 14 centímetros, distribuídos pelas quatro faces do totem, cada uma nomeada em homenagem a elementos emblemáticos da região de Aveiro: Ria, Sal, Vento e Luz.
Os azulejos, doados pela Aleluia Cerâmicas, parceira do projeto, exibirão palavras escolhidas pela comunidade académica, simbolizando os valores, memórias e experiências que marcaram as cinco décadas da história da Universidade que este ano se comemoram.
E é mesmo para ‘dar vida’ aos azulejos que a UA convida toda a comunidade.
Dia 14 de outubro, entre as 10h30 e as 19h30, no Espaço Mundo junto ao E24 (situado na Zona Técnica mais conhecida como Catacumbas), todas as mãos serão bem-vindas para serigrafar as palavras que ficarão imortalizadas para sempre na tela em branco proporcionada pelos azulejos e onde será impresso o desenho concebido pelo Estúdio Pedrita.
No final do dia, os azulejos serão cozidos no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA.
Parte do programa de comemoração dos 50 anos da UA, o Glossário nasceu de um desafio lançado pela Academia à Plataforma de Intervenção Artística Mistaker Maker, com o objetivo de criar uma instalação que reflita as várias dimensões e contribuições da Universidade da sua existência.
O totem será instalado numa zona verde do Campus de Santiago, perto das traseiras da Biblioteca, num local que será batizado de Ponto 50.
Ao lado do totem, será encerrada uma cápsula do tempo contendo objetos e mensagens da comunidade, que se espera que seja aberta nas comemorações do centenário da UA.
Assim, o Glossário não só celebra o presente, como também procurará recordar às gerações futuras o legado desta casa de saber, que une gerações passadas, presentes e futuras.
texto e foto: UA