Aveiro reforça relações com Oita e Arcachon.

Aveiro reforça relações com Oita e Arcachon nas áreas da Cultura e da Sustentabilidade Ambiental.

Resultado do encontro oficial com delegações das cidades japonesa e francesa que têm relações históricas com Aveiro.

Autarcas de Aveiro receberam delegações dos dois países que incluíam a Vice-Presidente da Câmara de Oita (Japão) e o Vereador da Cultura e Relações Internacionais da Câmara de Arcachon (França), Bernard Lummeaux, para uma reunião sobre o desenvolvimento de ações e políticas comuns nas áreas da Cultura e da Sustentabilidade Ambiental e Combate às Alterações Climáticas.

“Foi uma reunião de trabalho muito importante, no quadro da estratégia de relações internacionais que temos vindo a desenvolver nos últimos anos e que passa pelo aprofundamento das relações com as Cidades irmãs ou geminadas, como Oita e Arcachon, ambas com os mesmos desafios que Aveiro”, afirmou Ribau Esteves, à saída da reunião.

Ao nível cultural, as três cidades concordaram com o desafio, lançado pela Câmara de Aveiro, de criar mais ações de intercâmbio e de experiências culturais, para reforçar os laços de amizade entre as populações de Aveiro, de Oita e de Arcachon. Um instrumento fundamental para a promoção da paz, da interculturalidade e da formação humana e cultural.

Ficou ainda definido que os Municípios vão promover a realização de atividades conjuntas, integradas na Exposição Mundial de 2025, que terá lugar em Osaka, no Japão.

As três cidades partilharam ainda os seus desafios e experiências práticas no combate às alterações climáticas e na gestão e antecipação da subida do nível médio das águas do mar, já que Aveiro, Arcachon e Oita estão localizadas nas faixas litorais dos respetivos países.

“O encontro foi mais uma oportunidade para Aveiro se afirmar no contexto internacional, promovendo a sua identidade e as suas vantagens competitivas, gerando valor para a economia local e fomentando inovação econhecimento, para poder responder da melhor forma aos desafios atuais e do futuro”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.