Aveiro passa a integrar a rede mundial de museus ICOM.

Aveiro passa a integrar a rede mundial de museus.

A autarquia viu a candidatura ao ICOM aprovada.

Trata-se de uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1946, que representa mais de 50.000 membros em 138 países, entre museus e profissionais do setor.

A autarquia afirma que a adesão institucional da CMA “reforça o reconhecimento nacional e internacional dos Museus de Aveiro, valorizando o trabalho desenvolvido, qualificando os seus equipamentos e equipas técnicas, e contribuindo para a credibilização dos projetos museológicos em curso”.

Este anúncio surge no dia em que a autarquia lança convite para a celebração dos 10 anos de municipalização do Museu de Santa Joana.

Evento acontece na sexta, dia 1 de Agosto, às 18h com abertura de novo núcleo museológico e lançamento de livro.

A autarquia assinala, ainda, a adesão no momento em que se prepara a expansão da rede museológica municipal com a criação do novo Museu de Arte Cerâmica Contemporânea, do Museu da Terra e do futuro complexo de reservas visitáveis dos Museus de Aveiro na Casa de Memória.

A integração no ICOM permite o acesso a formação especializada, partilha de boas práticas, redes internacionais de salvaguarda e valorização do património, e ao contacto com a mais recente investigação internacional na área da museologia.