A Câmara de Aveiro já deu a conhecer os vencedores do Concurso “Aveiro Jovem Criador”, este sábado, na sessão de abertura da exposição, no Museu de Santa Joana.
Trata-se de um concurso que vai já na sua 17.ª edição e que pretende promover a participação de todos os jovens artistas desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação dos trabalhos produzidos nas áreas de arte digital, escrita, fotografia, música e pintura.
Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional para jovens divididos em duas categorias: dos 12 aos 17 anos e dos 18 aos 35 anos.
Na secção de arte digital, na faixa etária 12-17, venceu Rita Rodrigues Geirinhas com “Recreação” e na faixa etária 18-35 venceu João Manuel Neto Anjos, Daniela Domingues Gonçalves, Ivo José de Oliveira Amaro com “O ilustre álbum de Ramires”.
Há ainda menção honrosa para Pedro Daniel da Costa Ferreira com “(Un)evenness”; Ricardo Miguel Ladeira de Carvalho com “Salgado”; Sara Faria Costa de Villena com “Surreal Collages”, Inês Osório de Castro Ribeiro Monteiro com "Da Série, Cardumes: Períodos de Formação de um dado Sistema Orgânico" e Albano José Carneiro Leal Ribeiro com “Peculiar”.
Na escrita, na faixa etária 18-35, prémio para Bruno Miguel da Silva Pereira com, a obra “O que são os mortos?” e Menção Honrosa para Pedro Gil Teixeira de Lima e Silva com “Display of Public Infection”, José Júlio Oliveira Limpo Trigueiros com “Crónicas de outros homens”, Ana Isabel Noronha da Cunha Tomás Costa com “O lado esquerdo” e Luiza Yonamine Paiva com “A rapariga que roubava limões”.
Na categoria Fotografia, na Faixa Etária 12-17, prémio para Francisca Correia Pinto Ferreira com “Brota, Murcha” e Menção Honrosa para Francisca Correia Pinto Ferreira com “Foto síntese” e Ana Francisca Ferreira Venâncio com “Staring”.
Na faixa etária 18-35 prémio para Miguel Castelhano de Campos Paula com “Memórias” e Menção Honrosa
para Miguel Castelhano de Campos Paula com “Contrastes”, Juliana Rego de Oliveira com “Na memória reina o rosto animal” e Inês Rodrigues Valente com “Feronia”.
Na Música, na faixa etária 18-35, prémio para Gerson de Sousa Batista com “Volta à Terra” e menção honrosa para Rute Margarida dos Santos Ferreira com “Dedicado a ti”, Jorge Alberto Sarabando Pandeirada com “Tomorrow”, João Samuel Ferreira da Silva com “Caminhos” e David Alexandre Soares Carracha com “Quem sou?”
Na pintura, na faixa 12-17, prémio para Carolina Nolasco Dubert com “Génese” e menção honrosa para
Bárbara Duarte de Melo com “Viajante no tempo”.
Na faixa etária 18-35, prémio para Madina Ziganshina com “O Deus das grandes e das pequenas coisas” e menção honrosa para Pedro Oliveira Rodrigues e Vaz da Cunha com “Fábrica de sonhos”; “Permissão para matar l patinho feio, mau, podre e ignorante”, Tiago Verdade de Oliveira com “PV-ensaio de empilhamento com fixação circular 2/4” e “PV-ensaio de empilhamento com fixação circular 3/4” e Neide Cordeiro Carreia com “A Grande roda”.
A mostra, com entrada livre, poderá ser visitada de 17 de fevereiro a 25 de março no Museu de Santa Joana.