A Universidade de Aveiro prepara-se para receber cerca de 14 mil alunos nas Competições Nacionais de Ciência.
Maior evento educativo de competição científica em Portugal acontece na próxima semana entre 28 e 30 de abril
Este ano, o evento destaca-se ainda pelo lançamento da nova competição m@r, dedicada à Literacia do Oceano, momento que contará com a presença de membros do Governo e de outras entidades institucionais.
O primeiro dia é para 4500 alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico; o segundo conta com 5500 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e a fechar, no dia 30 de abril, presença de 3500 alunos do secundário.
Abertura na terça, dia 28, às 9h, na Nave Multiusos Caixa UA com sessão oficial no dia seguinte, a 29 de Abril, dia em que é esperada a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação.
As competições desafiam os alunos a colocar à prova os seus conhecimentos em áreas como Matemática, Português, Inglês, Física, Química, Biologia, Geologia, Ecologia, Literacia Financeira, Cidadania e Cultura Geral, num formato de prova digital que alia ciência, raciocínio e jogo educativo.
O percurso inicia-se no começo do ano escolar, com a disponibilização dos treinos na Plataforma do PmatE permitindo a professores e alunos formar equipas e preparar-se para as competições através de exercícios interativos orientados para o desenvolvimento do raciocínio e da resolução de problemas.
Os treinos são gratuitos, universais e permanentemente disponíveis, garantindo o acesso a todas as escolas.
Ao longo do ano, a plataforma é continuamente atualizada com novos conteúdos, acompanhando práticas pedagógicas e atualizações curriculares.
Até ao momento, a plataforma do PmatE/UA regista 814 193 utilizadores e 474 154 jogos realizados no presente ano letivo, números que evidenciam a dimensão nacional do projeto e o crescente envolvimento das escolas.
Entre 23 e 27 de fevereiro e 2 e 6 de março, realizaram-se as CNC em REDE, competições online organizadas nas próprias escolas.
Nesta edição participaram 14 138 estudantes, provenientes de todo o país, da Região Autónoma da Madeira e também de Luanda.
Através da plataforma do PmatE/UA, alunos geograficamente distantes competem em simultâneo, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa.
Promovida pela Universidade de Aveiro e pelo Comité Nacional para a Década do Oceano, em parceria com o Projeto Estudo Autónomo (MECI), o Programa Escola Azul, a Direção-Geral da Política do Mar, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), o Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO) e a MyOceanNet, esta nova prova coloca o oceano no centro da aprendizagem científica.
A competição aborda temas como a saúde do oceano e a sua relação com a saúde humana, os riscos naturais marinhos, a cartografia dos fundos marinhos, as soluções baseadas na natureza para zonas costeiras e a promoção de uma cidadania ativa e sustentável.