Apurados os alunos que vão representar a região de Aveiro na Fase Final da 15.º edição do Concurso Nacional de Leitura
Foi no palco do Cine-Teatro de Estarreja que aconteceu a fase final do Concurso Intermunicipal de Leitura da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), no passado dia 23 abril.
Apurados os oito finalistas que vão representar a região na Final Nacional da 15.ª edição do Concurso marcada para o dia 4 de junho, em Almada.
Os 42 vencedores de cada um dos ciclos de ensino apurados nas finais concelhias, em representação de cada um dos onze municípios que integram a CIRA, prestaram provas de leitura e compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário), designadamente “O avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink, “A música dos ossos”, de David Almond, “A rapariga que sabia ler”, de Frances Hardinge, e “Almoço de domingo”, de José Luís Peixoto.
Tudo isto perante o júri composto por Pedro Chagas Freitas (escritor), Maria Cabral Mendonça (autora) e Ivo Prata (contador de livros e histórias).
Irão representar a CIRA na Fase Final do Concurso o primeiro e o segundo lugar dos quatro ciclos de ensino.
Leonor Augusto Rosete, do Agrupamento de Escolas de Vagos, e Laura Valente G. Pereira, do Agrupamento de Escolas de Ílhavo (1.º ciclo); Margarida Pereira, do Agrupamento de Escolas de Águeda, e Joana Quintas de Magalhães, do Agrupamento de Escolas de Anadia (2.º ciclo); Miguel Veloso Teixeira, do Agrupamento de Escolas José Estêvão, e Mariana Rosa, do Agrupamento de Escolas de Águeda Sul (3.º ciclo); e Sara Oliveira, da Escola Secundária Marques Castilho, e Constança Rodrigues Fraga dos Santos Seabra, do Colégio Nossa Senhora da Assunção (Ensino Secundário).
O concurso é promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e engloba o 1.º, 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário.
O objetivo é proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.