Águeda: Semana do Ambiente inicia programa dedicado à sensibilização.

Águeda inicia um programa dedicado ao Ambiente.

Estão previstos workshops, ações de sensibilização, atividades nas escolas do concelho de Águeda e o ponto alto será a inauguração do Centro de Interpretação do Rio

A autarquia promove, entre 22 de maio e 6 de junho, um conjunto de atividades que têm como tema central o Ambiente e a sustentabilidade, que visam sensibilizar a população para as problemáticas relacionadas com o meio ambiente.

Sob o mote “combater a poluição por plásticos”, a programação inclui workshops, ações de sensibilização, atividades nas escolas do concelho e culmina com a inauguração do novo Centro de Interpretação do Rio.

Destinada a adultos e crianças de todas as idades, a programação preparada pelo Município de Águeda assinala os vários dias temáticos relacionados com o ambiente, como o Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), Dia Mundial da Energia (29 de maio), Dia Mundial da Criança (1 de junho), Dia Mundial da Bicicleta (3 de junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

Estão previstas ações de sensibilização ambiental, associando caminhadas e recolha de resíduos ao longo dos percursos (dias 26 a 30 de maio), em parceria com o Centro Municipal de Marcha e Corrida, em todas as freguesias do concelho.

O “EcoLoop360º – Uma viagem pela sustentabilidade”, dinamizado pela ESTGA/UA, esta quinta, dia 22 de maio, na EB Fernando Caldeira; e a receção da rota pelo clima, no dia 27 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal são duas outras propostas para alertar para a problemática das alterações climáticas.

No âmbito da estratégia municipal de prevenção e segurança rodoviárias e de promoção da mobilidade suave, está ainda programada uma ação de sensibilização com a pintura de passadeiras.

A ação, designada de “Pinta a Tua Passadeira” e que dá continuidade a um projeto iniciado em 2023 e que já permitiu pintar 24 passadeiras junto de outros estabelecimentos de ensino do concelho, será realizada junto à Escola Básica de Macinhata do Vouga.

Estão também agendadas duas visitas à Pateira de Fermentelos: uma no dia 27 de maio, pelo Jardim de Infância de Castanheira; e outra no dia 29 de maio, que promove uma descoberta da biodiversidade, pela EB Fernando Caldeira.

A eficiência energética motiva também um workshop para escolas, no Laboratório Vivo para a Descarbonização (LVpD) – Águeda Sm@rt City Lab, no dia 29 de maio.

O Dia da Criança, a 1 de junho, a presença do Creativity Bus – Fundação La Caixa, que vai estar “estacionado” na Praça 1.º de Maio, de 3 a 5 de junho, a 4.ª edição do projeto “Escolas com Pedal”, que integra o programa municipal “Pedal in Águeda” (3 de Junho), o Dia Mundial do Ambiente com a 3.ª edição do Roteiro pela Sustentabilidade e a inauguração de uma obra de arte urbana marcam a agenda.

A terminar o Mês do Ambiente será feita a inauguração do Centro de Interpretação do Rio, localizado no antigo edifício do Centro de Canoagem, no dia 6 de junho.

Após as obras de adaptação e reabilitação, o edifício abre ao público e neste dia especial está prevista uma visita interpretativa.

“O nosso território é rico em biodiversidade, paisagens naturais e recursos que merecem ser protegidos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que as atividades que vão ser desenvolvidas durante este mês temático, reafirmam “o nosso compromisso com a sustentabilidade, a preservação da natureza e a construção de um futuro mais verde para todos”.