O Departamento de Línguas do Instituto Duarte de Lemos promoveu a já tradicional Feira do Livro. Os alunos tiveram a oportunidade de contactar ainda mais de perto com os livros e com o processo de escrita através dos vários encontros com escritores.
No dia 5, Alexandre Parafita, autor de literatura infanto-juvenil e cuja obra faz parte do Plano Nacional de Leitura, partilhou com os alunos o seu gosto por contos populares e antigas lendas do Norte de Portugal.
A 10 de dezembro, os alunos puderam assistir a uma palestra com o jornalista Jorge Costa, onde este partilhou um pouco da sua experiência enquanto “contador de notícias”, destacando o papel imparcial que os jornalistas devem ter aquando da redação de uma notícia.
A escritora portuense, Leonor Mexia, autora do livro “Colar de Contos”, esteve à conversa com os alunos no dia 11 de dezembro. Durante esta conversa, os alunos puderam questionar a escritora acerca das diferentes personagens do livro e cujas vidas são recheadas de histórias ternas e simples, com cheirinho a Natal e malandrices de bruxas.
A finalizar esta semana dedicada à palavra, à mensagem, ao livro e à imagem, o professor Nelson Gomes partilhou com os alunos a sua experiência enquanto fotógrafo, salientando a proximidade entre a palavra e a imagem na transmissão de uma mensagem ou de uma história.
Durante a sua conversa, mostrou várias fotografias dos diferentes fotógrafos que, tal como ele, participaram no livro “20-fotografia de rua”.
O livro esteve em festa durante toda a semana e teve o seu momento alto na Festa de Encerramento da Feira do Livro. Desta feita, o Departamento de Línguas auxiliado pelo Departamento das Expressões Artísticas e Tecnológicas, Clube Play e Clube Ar(e)s D’ensaio promoveu um momento único, onde os alunos desta escola brilharam através das atuações de dança, música e teatro.