Ílhavo: Festival Gastronomia de Bordo regressa com ementas de bacalhau em 5 fins de semana.

2020-10-08 07:41

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo prepara-se para mais uma edição do festival “Gastronomia de Bordo”.

Entre 23 de outubro e 22 de novembro, a Câmara Municipal de Ílhavo vai promover a terceira edição do Festival Gastronomia de Bordo, com experiências gastronómicas, relacionadas com o Bacalhau e seus derivados, disponíveis nos restaurantes aderentes no Município.

O evento está inserido na triologia de festivais com o mesmo nome e que ocorrem também em Peniche e na Murtosa, municípios que se uniram no projeto cultural em rede “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades”.

Confirmado o aumento do número de restaurantes aderentes (são 21, em 2020); o alargamento do período de realização do festival (um mês), apenas de sexta-feira a domingo (5 fins de semana); experiências gastronómicas individuas ou para duas pessoas; e a apresentação do livro de receitas ‘Gastronomia de Bordo’, editado pela Câmara Municipal com curadoria gastronómica da chef Patrícia Borges, assinalando o Dia Nacional do Mar (16 de novembro).

Cada “Experiência Gastronómica de Bordo” é composta por, no mínimo, três pratos de bacalhau e seus derivados, sendo esta uma combinação de entradas ou pratos principais elaborados por cada um dos 21 restaurantes participantes que, desta forma, honram cozinheiros, pescadores e tradições de pesca do Município de Ílhavo, através da confeção ou da reinterpretação dos sabores da culinária praticada, ao longo dos tempos, a bordo dos grandes navios da pesca do Bacalhau.

Além das propostas gastronómicas também será possível viajar pelo território para descobrir os locais emblemáticos das pescas e conhecer as tradições, crenças e até a inovação em torno dos pescadores, dos cozinheiros da pesca e das empresas de produção e de transformação alimentar e dos seus produtos.

O projeto Territórios com História: O Mar, as Pescas e as Comunidades é co-financiado pelo CENTRO2020, PORTUGAL2020 e pela União Europeia, através do FEDER.