Estação Científica de Ílhavo dedica Dia Aberto à construção de um Dori.

2021-09-17 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo - abre as suas portas a toda a comunidade, este sábado, em Dia Aberto à comunidade.

Dia de atividades relacionadas com a ciência, inovação e tecnologia, bem como a história e o património ilhavense.

Nesta Dia Aberto no Estaleiro o destaque vai para a atividade "Entre cavernas e travessas - o dóri às peças".

Ação que alia memória e identidade às novas tecnologias, num projeto que prevê dar a conhecer esta embarcação e o seu papel fundamental na pesca do bacalhau.

Cada participante terá oportunidade de montar várias peças em madeira, contribuindo para o produto final que se materializa no dóri, pequena embarcação da pesca do bacalhau à linha usada nos antigos bacalhoeiros.

A atividade encontra-se organizada de forma a que os participantes se deparem com desafios específicos, nomeadamente a identificação das peças adequadas a cada sítio e que em grupo os consigam superar.

Os trabalhos contam com a presença de mestre António Conde entre as 10h30 e as 11h30.

Trata-se de um dos construtores navais locais, dedicado a embarcações tradicionais como os dóris, bateiras ou botes, que ainda está vivo e que preserva o conhecimento centenário da construção desta tipologia de embarcações.

A réplica dóri à escala (5,4m), que servirá de “modelo” e que está no Estaleiro, foi construído com a "colaboração, conhecimento, arte e execução" do construtor naval Mestre Conde, da Gafanha da Encarnação.

O Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, acredita que “esta atividade permitirá promover o conhecimento do património e identidade da comunidade ilhavense, transformando aquilo que é a história local numa atividade dinâmica, na qual os seus participantes terão de pôr à prova a sua capacidade de desenrasque”.

O Dia Aberto no Estaleiro contempla ainda iniciativas que exploram a criatividade de cada participante e enriquecem o conhecimento científico, como o desenho 3D ou a observação noturna dos pontos cardeais, constelações ou planetas.

As atividades, gratuitas, decorrerão entre 10h30 e as 23h00, sendo necessária inscrição prévia através do e-mail estaleiro@cm-ilhavo.pt.