Governo disponível para a criação do centro de investigação do espumante na Bairrada.

2020-01-16 09:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, assume interesse na criação de um centro de investigação do espumante na Bairrada como forma de qualificar a produção e o Governo afirma-se disponível para apoiar.

A celebração dos 40 anos da região demarcada mereceu essa referência à criação de uma plataforma baseada na aquisição de conhecimento sobre o espumante.

A finalidade é fomentar a aprendizagem e definir conceitos inerentes a este tipo de vinho produzido, quer na região bairradina, quer a nível nacional.

Pedro Soares assegura, em declarações à RTP, que este é o momento para dar o salto (com áudio)

A produção de espumantes na Bairrada regista uma quota de mercado de mais de 50%.

Criada em 1986, a região demarcada celebrou os 40 anos e a Ministra da Agricultura não escondeu que a ideia de criação do centro de investigação pode fazer sentido (com áudio).

“Este projeto vem completamente ao encontro da estratégia do Governo e que passa pela criação, a nível nacional, de um conjunto de centros de investigação e de estações experimentais, revitalizando equipamentos existentes, envolvendo o Ministério da Agricultura em parceria com os actores do território, como as Câmaras Municipais, as Comunidades Intermunicipais, mas também instituições de ciência e tecnologia. É uma forma de criarmos condições para promover a agricultura, os seus produtos e aumentar a sua quota na economia nacional. Em breve vamos apresentar a nossa agenda para a inovação, onde esta vertente vai estar disponível e entrar em discussão pública.”.

Actualmente, a Região Demarcada da Bairrada, que se situa entre os rios Vouga (a Norte) e Mondego (a Sul) e as Serras do Buçaco (a Oeste) e do Caramulo (a Este), é constituída por oito concelhos – Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos – e contabiliza cerca de 2.400 produtores de vinhos, que exploram quase mais de 6.000 hectares de vinha.

“Perdemos muita área de vinha, que estamos a começar a recuperar, assim como uma imagem positiva da região.”, esclarece Pedro Soares. Há cerca de 110 produtores inscritos na Comissão Vitivinícola da Bairrada, dos quais 84 colocam no mercado vinho com o selo de Denominação de Origem (DO) Bairrada.

A região produz mais de 50% do espumante nacional, sendo o mercado nacional o seu maior consumidor, seguido do Brasil, Canadá e Estados Unidos da América.

Os números de 2019 são positivos, apontando para um crescimento em certificação, preço médio do vinho espumante transaccionado e preço das uvas.

Em 2019, a Bairrada produziu mais de 21 milhões de litros de vinhos, espumantes e tranquilos. Houve uma quebra de 15% na produção de brancos e de 5% de tintos, mas “foi compensada pela qualidade”, afirma Pedro Soares.