Ílhavo: PS congratula-se com o “primeiro passo concreto” para modernizar três escolas..

2023-07-26 08:39

Categoria: 

Concelho: 

O Partido Socialista de Ílhavo congratula-se com o acordo firmado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses para o financiamento de reabilitação de 451 escolas e que identifica três escolas do concelho de Ílhavo como prioritárias para intervenção.

Na lista dos estabelecimentos considerados como urgentes, de acordo com o seu estado de conservação, estão a Escola Básica Professor Fernando Martins (Gafanha da Nazaré) e a Escola Secundária Dr. José Carlos Celestino Gomes (Ílhavo).

A Escola Básica José Ferreira Pinto Basto (Ílhavo) foi classificada como prioritária.

O primeiro-Ministro explicou que o plano é para a década (2033) e garante financiamento a 100%.

São escolas que vão receber obras de modernização e em que a eficiência energética surge como pilar dos investimentos.

Para estas intervenções está previsto um investimento de cerca de 1.730 milhões de euros, 450 dos quais através do Plano de Recuperação e Resiliência, 100 milhões do programa PT2030 e restantes valores por via de empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) e verbas do Orçamento do Estado.

A concelhia do PS/Ílhavo considera que este acordo representa o “primeiro passo concreto” no sentido de resolver “velhos problemas” das escolas do concelho.

Elogia a “determinação” do atual Governo, liderado pelo PS, na “garantia de condições dignas e modernas para os nossos equipamentos escolares”.