Covid-19: Portugal regressa ao Estado de Contingência com o regresso às aulas.

2020-08-27 17:21

Categoria: 

Concelho: 

Portugal em Estado de Contingência a partir da segunda quinzena de Setembro.

Medida preventiva assumida em Conselho de Ministros a pensar no regresso às aulas e nos mecanismos para fazer face a eventuais surtos.

Na primeira quinzena de setembro, não deverá haver alterações nas medidas a implementar, já que "os números estão estáveis e a resposta do Sistema Nacional de Saúde tem-se revelado adequada".

A generalidade de Portugal continental continuará em alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em contingência na próxima quinzena, devido à pandemia de covid-19.

Na quinzena seguinte, a partir de 15 de setembro, “todo o país ficará em estado de contingência” para que se possam definir as medidas necessárias “em cada área para preparar o regresso às aulas e o regresso de muitos portugueses ao seu local de trabalho”, acrescentou a ministra da Presidência no final da reunião do Conselho de Ministros.

O regresso às aulas, aos transportes, às cantinas e o retomar dos hábitos de trabalho acabam estar na base desta medida.

O subsídio de doença em caso de infeção pelo novo coronavírus vai ser pago na totalidade durante os primeiros 28 dias, anunciou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Os trabalhadores que tenham de cumprir o isolamento profilático recebem o correspondente 100% da remuneração de referência, durante o mesmo período máximo.

No caso das famílias que tiverem de acompanhar um filho ou dependente ficam com falta justificada durante os primeiros 14 dias.

Esta quinta foram registadas duas mortes por Covid-19 e 399 novos casos de infeção nas últimas 24 horas.