Câmara de Ílhavo apoia Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação com 33 mil euros.

2020-07-20 17:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Autarcas da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) e da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação, assinaram esta tarde o Protocolo de Apoio Financeiro à Junta de Freguesia.

O Protocolo tinha sido aprovado em reunião de Câmara Municipal, no passado dia 18 de Junho. Representa um investimento global de 210 mil euros nas várias Juntas de Freguesia do Concelho.

À Junta da Gafanha da Encarnação foram entregues 33 mil euros. “É assim que contribuímos para o bem estar das nossas populações”, vincou Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara. (com áudio)

Augusto Rocha, Presidente da Junta da Gafanha da Encarnação regozijou-se com o Protocolo assinado. (com áudio)

Os autarcas, posteriormente, visitaram a obra, já concluída, da Escola Básica Encarnação Sul.

Este protocolo permitirá ao Executivo da Junta de Freguesia da Gafanha da Encarnação a colocação de enrocamento no Caminho do Praião; a instalação de som e alarme contra intrusão na Capela Mortuária; a vedação do acesso ao polidesportivo da EB1 Centro; a aquisição de equipamento pesado, como um destroçador e pá; e a recuperação do edifício dos lavadouros norte.

O trabalho conjunto e a relação institucional permanente entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia "tem sido fundamental para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à comunidade, bem como para o desenvolvimento sustentado da Freguesia. É exemplo disto a conclusão da remodelação e beneficiação da EB da Gafanha da Encarnação Sul, num investimento no valor de 349.800 euros que permitiu realizar intervenções na zona exterior e ampliações de algumas áreas do interior, através da remodelação de salas, espaços e instalações sanitárias, bem como a concretização de trabalhos especializados de eletricidade, pintura e canalização".

Esta obra, a ser inaugurada no início do próximo ano letivo, irá capacitar a escola com melhor espaço para as atividades lúdicas, melhores condições de funcionamento, de aprendizagem e de ensino, dotando o Município de mais um equipamento escolar devidamente requalificado.

"A Construção do Futuro na Freguesia espelha-se ainda em novos projetos, referenciados pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo: depois de vários constrangimentos (nova localização de uma das Estações Elevatórias, atraso no Visto do Tribunal de Contas, surto COVID-19), a construção da Rede de Águas Residuais e Pluviais na Gafanha da Encarnação irá começar em meados de agosto (com a montagem do estaleiro de obra ainda este mês de julho). Esta obra, da responsabilidade do Agrupamento de Entidades Adjudicantes que integra as Águas da Região de Aveiro (AdRA) e o Município de Ílhavo, terá a duração de 14 meses e um investimento global de 1.526.481,79 euros, repartido pela Câmara Municipal (550.936,09 euros) e pela AdRA (975.545,70 euros). Além disso, está ainda prevista a construção de um corredor ciclável, no âmbito do PAMUS, entre o centro de Ílhavo e a Freguesia (via estrada da Zona Industrial da Mota), a Requalificação do Centro Cultural, dotando-o de uma maior valência e infraestruturas ao serviço da comunidade e das Associações, e a 3.ª fase da construção da rede de saneamento, que se encontra em final de projeto para preparação do concurso público".