Bombeiros Voluntários de Ílhavo e a Câmara de Ílhavo assinaram acordo de cooperação com reforço da aposta no investimento.
A autarquia mantém estáveis os valores de ajuda à atividade regular, com duas equipas de intervenção permanente, e apoios sociais aos bombeiros.
Reforça a componente de ajuda ao investimento no momento em que a corporação se prepara para a aquisição de duas viaturas e uma embarcação.
O valor global do acordo ascende a cerca de 290 mil euros.
Pedro Rosa Novo, presidente da associação humanitária, revela que fatores como a negociação antecipada e a estabilidade nos apoios são importantes na gestão da corporação.
Reconhece, ainda, como marcante a assinatura do protocolo em pleno quartel como marca distintiva.
Rosa Novo acredita que há condições para manter e melhorar a capacidade de resposta (com áudio)
A Câmara de Ílhavo apoia os bombeiros com 290 mil euros dos quais 95 mil euros são dirigidos ao investimento
Trata-se do protocolo com os bombeiros integrado no programa de apoio às associações do município.
João Campolargo diz que o trabalho conjunto continua a dar frutos.
O autarca alertou ainda os Bombeiros para as mudanças no tecido social que implicam novas ferramentas e valências.
Lembra que há representações de mais de 3 dezenas de nacionalidades a residir no território e que a comunicação é cada vez mais um desafio (com áudio)
A autarquia assume responsabilidades legais com os seguros de pessoal em 30 mil euros e a manutenção das duas Equipas de Intervenção Permanentes.
Será, ainda, transferido o valor de 100 mil euros para apoiar a atividade corrente dos Bombeiros, incluindo a aquisição de fardamento de proteção, de trabalho, urbano e florestal.
O Município de Ílhavo disponibilizou-se, ainda, para garantir apoio pontual em materiais e candidaturas, incluindo um trabalho conjunto para a aquisição de um Veículo Especial de Combate a Incêndios (VECI).
Em contrapartida, a AHBVI compromete-se a desenvolver todas as ações previstas na legislação de proteção civil, colocando à disposição do município todos os meios necessários em situações de emergência.
Auxiliará no abastecimento de água em caso de anomalias graves, realizará ações de prevenção e segurança e apoiará o Serviço Municipal de Proteção Civil em diversas áreas.
Disponibilizará ainda as suas instalações para a gestão de crises e promoverá a imagem do Município de Ílhavo em todos os equipamentos apoiados pelo mesmo.
João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, defende que a cooperação com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo é “vital para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade” e explica que o aumento do apoio aos Bombeiros e às suas famílias “reforça o compromisso da autarquia com a proteção civil”.