Universidade de Aveiro acolhe conferência sobre música de e para crianças.

2022-09-28 07:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro acolhe evento dedicado à música para e com crianças.

É a 2ª Conferência Internacional Musichildren’22, “Music for and by Children: Perspectives from Children Composers, Performers and Educators”, organizada pelo INET-md – Instituto de Etnomusicologia: Centro de Estudos de Música e Dança.

Este encontro decorre a partir de hoje e até sexta-feira no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Este evento é presencial e vai reunir performers, educadores, compositores e investigadores num debate sobre os diferentes aspetos da música para crianças e da música criada por crianças.

Musichildren’22 contará também com a presença da Companhia de Música Teatral, Sonoscopia, Associação Portuguesa de Educação Musical, e A Monda Teatro-Música.

Todas elas têm em comum trabalharem com e para as crianças.

No âmbito do Musichildren’22 vai ainda acontecer o workshop/oficina “Caçadores de Sons: Um convite para um passeio sonoro na comunidade”.

Esta oficina resulta de uma parceria entre o INET-md (polos do Porto e de Aveiro), a Associação Vozes da Infância e a Sonoscopia Associação, no Porto.

A oficina consiste num “soundwalk”, ou seja, um “passeio sonoro” com a duração aproximada de 45 minutos, guiado por quatro monitores (educadores e músicos), e assume-se como um momento privilegiado e inteiramente dedicado à escuta da paisagem sonora envolvente, através de múltiplas interações com os fenómenos sonoros, de forma criativa, e, muitas vezes, inesperada.