Sindicato em ação de protesto à porta da grande distribuição.

2023-10-30 09:13

Categoria: 

Concelho: 

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal inicia a semana, em Aveiro, numa jornada de luta dos trabalhadores da Grande Distribuição.

A primeira ação aconteceu a 16 de Outubro com a entrega do pré aviso de greve junto da Associação Patronal das Empresas de Distribuição.

Exige a negociação do Contrato Colectivo de Trabalho que leve a melhorias na vida dos Trabalhadores.

Diz que os lucros milionários não estão espelhados em salários compatíveis.

“São conhecidos os lucros astronómicos que as empresas da grande distribuição têm ao longo dos anos, quer se fale ou não de crise para quem produz e enche os bolsos destes grupos económicos e empresas. Não é sustentável que, com políticas de baixos salários, horários desregulados, imposição do banco de horas, estas empresas continuem a engordar de forma obscena nos seus lucros”.

A ação desta segunda vai acontecer à porta de uma das unidades da Mercadona na cidade.

“O Mercadona para além de todas as estratégias que tem vindo a impôr, como é o caso do pagamento de 'subsídio de Natal e Férias em duodécimos, tenta de tudo para não cumprir a Contratação Colectiva, nomeadamente no que diz respeito às funções de cada trabalhador e no cumprimento pela regulação dos horários. Ainda vai mais longe porque, a cada trabalhador que exige dos seus direitos o Mercadona faz corresponder com a pressão para esse trabalhador aceitar um acordo para ir embora e não conseguindo por esta via, torna a vida dos trabalhadores num pesadelo lançando processos disciplinares à mesma velocidade que os lucros lhes entram nos bolsos”.

Ação de denúncia e pressão esta segunda às 11h em Aveiro.