Porto de Aveiro: "Porto bacalhoeiro será alvo de obra de valorização" - Eduardo Feio.

2024-04-04 10:37

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Eduardo Feio (Presidente do Conselho de Administração da APA) destacou a presença no Terminal Especializado de Descarga de Pescado como reconhecimento do papel do porto bacalhoeiro na vida económica da região e do seu fator diferenciador no contexto nacional.

Na celebração dos 216 anos da abertura da barra, o administrador anunciou a conclusão do projeto e a preparação de concurso público da obra de modernização da via marginal que vai dar novo impulso a um terminal único no país.

Feio explicou o porquê da cerimónia estar centrada no terminal bacalhoeiro.

Fala em legado histórico que marca a vida do porto, a sua capacidade de adaptação a novos desafios e a importância de modernizar estruturas (com áudio)

A Comunidade Portuária vincou a importância de manter o esforço de investimento na modernização e na criação de valências que servem a economia regional.

O representante da CPA na cerimónia falou em compromisso estabelecido com os atores que têm interesses no Porto de Aveiro e que, dessas operações, conseguir criar valor para as comunidades locais (com áudio)

O programa das comemorações inclui, esta quinta, entre as 15h00 e as 19h00, a abertura ao público da exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro” patente no Terminal Especializado de Descarga de Pescado.

No dia 6 de abril (sábado), às 16h00, haverá palestra “História e Memória do Porto Bacalhoeiro” tendo como oradores André Tavares (Arquiteto e investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e Jorge Branco (Licenciado e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador no Museu Marítimo de Ílhavo).

A terminar, no dia 7 de abril (domingo) cumpre-se o Dia Aberto do Porto de Aveiro com portas abertas para uma visita guiada às principais áreas portuárias.