Porto de Aveiro apresenta-se aos diplomatas de países da UE.

2024-04-03 07:09

Categoria: 

Concelho: 

O porto de Aveiro recebeu, ontem, a visita de um grupo de Embaixadores residentes e não residentes da União Europeia.

A comitiva, liderada pelo Embaixador da Bélgica, Serge Wauthier, e constituída por Embaixadoras da Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, República Checa, Eslovénia e Comissão Europeia, contou ainda com o Cônsul da Áustria bem como altos funcionários das embaixadas da Alemanha, Bulgária, Espanha, Grécia, Irlanda, Itália, Malta, Roménia e Suécia.

Uma delegação que visitou o Terminal Norte, a Zona de Atividade Logísticas e Industriais e o Terminal de Granéis Líquidos.

Durante a visita houve oportunidade de dar a conhecer o Porto de Aveiro e as suas áreas de negócio, com destaque para o segmento dos granéis líquidos.

A importância dos projetos na área da indústria eólica onshore, offshore flutuante, inovação no setor portuário e o seu impacto na transição energética e digital bem como os investimentos previstos ao nível das acessibilidades marítimas e ferroviárias foram outros dos temas abordados.

Esta visita acontece no âmbito da Presidência Belga do Conselho Europeu que organizou, em parceria com a AICEP, presente na comitiva, uma visita à Bondalti, situada no Complexo Químico de Estarreja, e aproveitou a deslocação para ficar a conhecer o Porto de Aveiro onde a Bondalti tem instalações e movimenta grande parte da sua carga.

Na sessão de boas vindas para além dos membros do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio e Andreia Queirós, e do Diretor de Coordenação Portuária, Pedro Lemos, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e o Capitão do Porto de Aveiro, Conceição Dias.