Gaia recebe etapa final Campeonato de Portugal de Novas Energias.

2023-12-05 08:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Vila Nova de Gaia vai ser o palco do pódio final do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio.

Nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, o Cais de Gaia vai aliar ao espírito natalício o ambiente festivo das competições automobilísticas não poluentes.

O Gaia Eco Rally é a sétima e última etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias-Prio, que já encontrou os seus campeões na etapa anterior, disputada no Alentejo, nos dias 18 e 19 de novembro.

Apesar de haver já uma equipa consagrada campeã, o Gaia Eco Rally vai ser crucial para decidir o restante pódio, bem como os vencedores da Taça de Eficiência Energética, e a sua partida está marcada para as13h00, no dia 9 de dezembro, no Cais de Gaia.

Nesse mesmo dia, às 16h25, disputa-se a “Gaia Street Stage”, que não conta para a classificação final, mas que vai transmitir muita emoção para o público, já que os concorrentes vão passar duas vezes pelo mesmo troço e os vencedores serão as equipas que realizarem a menor diferença de tempo entre ambas as passagens.

O dia 10 está guardado para a competição da 2ª secção, com partida às 9h30, no Cais de Gaia.

Pelas 13h00 terá lugar a cerimónia do pódio que vai destacar e atribuir prémios aos três primeiros classificados da Classificação Geral e da Eficiência Energética. Haverá ainda um troféu para a melhor equipa feminina em prova.

O Gaia Eco Rally terá, no total, uma distância de cerca de 261 km, composta por doze setores de regularidade, disputados em duas etapas, com a primeira etapa a contar também para a eficiência energética.

Limitada à participação de 25 equipas, o Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio, afirma-se como “única prova automóvel em Portugal que alia o desporto e a competição, às energias alternativas e preocupações ambientais”.

O campeonato que se destina exclusivamente a veículos elétricos de produção, matriculados e sem qualquer tipo de modificação, permitindo assim que os concorrentes utilizem os automóveis destinados à condução quotidiana - contou, mais uma vez, com o patrocínio global da PRIO, que lhe deu o naming, e foi organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, sendo o Classic Clube de Portugal o promotor.

A PRIO, empresa com base industrial no Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, é a maior produtora de combustíveis verdes em Portugal.

Tem uma base operacional 100% portuguesa e atua no setor da mobilidade elétrica desde 2010, sendo um dos principais players da mobilidade elétrica no mercado português, participando ativamente nos principais eventos nacionais que se preocupam com este tema.

Focada em aliar as ofertas comerciais à sustentabilidade e às necessidades que os utilizadores deste tipo de mobilidade pretendem, a PRIO opera e abastece mais de 250 estações de serviço e mais de 150 pontos de carregamento de Norte a Sul do país e apoia a recolha de óleos alimentares usados e outras matérias-primas residuais que contribuem para a diminuição da poluição.