Aveiro: Capital da Cultura coloca 25 de Abril no centro da programação.

2024-02-29 14:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A celebração dos 50 anos do 25 de Abril vai marcar a programação do segundo trimestre do ano na Capital Nacional da Cultura.

Aveiro 2024 apresentou na BTL a agenda para abril, maio e junho com música, teatro, dança e exposições sob o signo do tema “Cultura e Democracia”.

Entre os momentos altos do 2.º trimestre estão espetáculos como Idiota, de Marlene Monteiro Freitas; Mercado das Madrugadas (ou manuais de instruções para revoluções futuras), de Patrícia Portela; Muda, de Clara Andermatt; Fado Alexandrino, de Nuno Cardoso/Teatro Nacional São João e “Quis Saber Quem Sou”, de Pedro Penim/Teatro Nacional D. Maria II.

Destaque também para os concertos de Moonspell, Pedro Mafama e Lina.

Nos próximos três meses são ainda inauguradas duas exposições, em parceria com a Fundação de Serralves e a Fundação Cupertino de Miranda, sendo ainda de assinalar a realização da bienal Aveiro_Síntese, dedicada à música eletroacústica, e a estreia do New Deal of Arts And Politics, um festival onde a arte, a política e o pensamento se cruzam.

Será o trimestre da celebração do Dia da Marinha, que terá diversas ações entre os dias 4 e 19 de maio, bem como o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades, a 10 de junho com inauguração de uma escultura de Rui Chafes, na Praça General Humberto Delgado (Pontes) em homenagem da Câmara de Aveiro à Cultura Portuguesa e a Portugal.

A celebração dos 50 anos do 25 de Abril é o grande destaque da programação como mensagem sobre a importância de manter o espírito de Abril (com áudio)

“O tema do segundo trimestre de Aveiro 2024, Cultura e Democracia, é de uma importância fundamental nos dias de hoje. Os mais recentes acontecimentos um pouco por todo o Mundo demonstram a necessidade de fazermos da interligação entre a Cultura e a Democracia uma renovada força da nossa sociedade. No momento em que Portugal celebra os 50 anos do 25 de abril, quisemos abordar este assunto de forma aberta e sublinhar a relevância da liberdade, da igualdade, do diálogo e da participação cívica na construção de uma sociedade mais justa, solidária, próspera e respeitadora da diferença”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro na apresentação da programação em que participou o programador José Pina.

O autarca acentuou a aposta de Aveiro em parceria com Municípios da Região de Aveiro (com áudio)

Aveiro é a primeira Capital Portuguesa da Cultura.

Tendo por mote “O ano como palco. Um cenário infinito”, Aveiro 2024 tem por objetivo confirmar Aveiro como um lugar de cultura, de criação e de apresentação artística, propondo um calendário intenso de atividades nas mais diversas áreas.

Joaquim Batista, presidente da CIRA, acompanhou o evento e reforçou essa componente intermunicipal nas ações da capital da cultura como porta para os territórios da ria (com áudio)