Aveiro recebe “Chefs on Fire” em 2023.

2023-03-06 07:30

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe “Chefs on Fire” em 2023.

Este evento gastronómico de ‘slow cooking’ sai pela primeira vez da Área Metropolitana de Lisboa e estará integrado na programação do Festival dos Canais.

Aveiro foi a cidade escolhida para receber o Chefs on Fire de 14 a 16 de julho de 2023, integrado na programação do Festival dos Canais.

O anúncio foi feito este domingo, último dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na qual Aveiro foi Município Convidado.

Criado em 2018, o Chefs on Fire convida chefs de renome no País a cozinhar em fogo lento, durante 24 horas, celebrando as origens da cozinha utilizando fogo, fumo e lenha.

Grandes nomes da música vão também marcar presença neste evento, com diversos concertos ao longo dos dias, promovendo um ambiente intimista e próximo do público.

A iniciativa tem ainda uma componente educativa sobre o ambiente e alterações climáticas.

João Cura, do restaurante Almeja; César Vitorino (Foco); Cristiano Barata (O Mercantel); e Luís Gaspar (Sala de Corte) são alguns dos chefs que irão dar a conhecer, durante três dias, ao almoço e ao jantar, o que de melhor se cozinha na Região de Aveiro e no Centro de Portugal.

“Esta é uma aposta diferente e muito importante no crescimento e na atratividade do Festival dos Canais, dando palco a uma área também ela artística e inovadora: a gastronomia”, afirma o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, acrescentando que “esta aposta da Câmara Municipal no espetáculo da gastronomia tem como objetivo encontrar nas tradições e na contemporaneidade da cozinha da Região de Aveiro e do Centro de Portugal novas formas de promover e divulgar o território.”

Com organização da CMA, o Festival dos Canais, em Aveiro, realiza-se de 12 a 16 de julho, com dezenas de atividades espalhadas pela Cidade nas áreas da música, circo contemporâneo, teatro, dança, performance, artes visuais e atividades para famílias, entre outras.