Festival dos Canais conseguiu “adesão extraordinária” de público.

2023-07-19 10:24

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro faz balanço ao Festival dos Canais salientando que a adesão de público demonstra essa afirmação.

O evento tem já data de regresso entre 17 e 21 de Julho no ano de Aveiro Capital Nacional da Cultura.

O Festival dos Canais, em Aveiro, terminou no último domingo, dia 16 de julho, e na leitura da autarquia obteve uma “adesão extraordinária” de público.

Os 13 palcos do evento, distribuídos por vários pontos da Cidade, receberam espetáculos de várias áreas artísticas, entre teatro de rua, novo circo, dança, música, performance e outras expressões.

Note-se que o Festival dos Canais voltou a realizar-se no seu modelo original, com cinco dias consecutivos de programação, voltando ao registo praticado antes das restrições relacionadas com a pandemia, uma vez que nunca foi interrompido nos piores anos desse período.

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realça “a expressiva adesão do público num evento com propostas tão diversas, prova de que a estratégia traçada pela CMA para a Cultura está a ter resultados evidentes, indo não só ao encontro dos espetadores aveirenses, como sendo capaz de atrair um número significativo de visitantes, entre os quais vários representantes de festivais internacionais, programadores e criadores”.

Destaque desta edição foi também a presença de várias companhias e artistas do País Basco, em resultado de uma parceria estabelecida em 2022 com o Governo do País Basco.

A sua vinda a Aveiro serviu ainda para que esta delegação se encontrasse com agentes nacionais da área das artes de rua para o estabelecimento de futuras parcerias e colaborações.

Outra das novidades foi o evento Chefs On Fire que recebeu mais de 2000 pessoas durante os três dias (14, 15 e 16 de julho).