11:00

ambiente-um minuto

Com

Dia das mentiras

1, Abril 2024

Nesta semana do Dia das mentiras, achámos que seria uma boa oportunidade para desvendar algumas mentiras – ou melhor, mitos - que existem na área do ambiente.

Mito 01: Embalagem reciclável é mais sustentável: Produtos com embalagens recicláveis nem sempre são mais sustentáveis. O foco na realidade deve ser a diminuição do consumo de embalagens, ou melhor sua não geração. “Mesmo que a embalagem seja feita a partir de resíduos ou bioresiduos, mesmo algo super sustentável, se não diminuirmos o consumo de embalagens, o ambiente mesmo assim vai estar sobrecarregado devido à toda a cadeia produtiva e logística.

MITO 2: O plástico leva de 400 a 450 anos para se decompor: Estes valores tratam-se, no entanto, de estimativas, baseadas em ensaios laboratorial já que o plástico foi criado apenas há 160 anos e não se sabe ao certo sobre sua decomposição. O que se sabe sobre esse material é que ele se quebra em pequenos pedaços, e recentes evidências científicas apontam que os microplásticos sérios problemas de ordem ambiental e saúde para os seres vivos.

MITO 3: Queimar resíduos é melhor que descartar: A queima de resíduos libera uma série de substâncias nocivas ao meio ambiente. Um dos mais discutidos é o CO2, mas para além dele, liberta dioxinas, altamente cancerígenas e tóxicas.

MITO 4: Lavar os resíduos antes de os descartar é desperdício de água: A limpeza dos resíduos recicláveis antes de os descartarmos é muito importante, mas, de preferência utilizando águas de reuso. Por exemplo, o ideal será lavar os resíduos juntamente com nossa louça. Resíduos sujos inviabilizam a reciclagem.

Estes são só alguns, os que cabem num minuto, mas há mais!

Alexandra Monteiro

Podcasts:

15, Abril 2024

O Dia da Terra, celebrado a 22 de abril, relembra-nos da importância de cuidarmos do nosso planeta. Este dia foi criado em 1970, e é dedicado à conscientização e ação em prol da preservação ambiental. É uma oportunidade para refletirmos sobre o...

8, Abril 2024

Sé é professor ou aluno de uma escola, então este minuto é para si! O Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro está a organizar, pela 2ª vez, um evento em jeito de comemoração do Dia Mundial do Ambiente, onde quer conhecer...

25, Março 2024

Os microplásticos são cada vez mais uma preocupação na nossa alimentação, infiltram-se em fontes inesperadas e ameaçam a nossa saúde. Estas minúsculas partículas de plástico estão presentes em muitos dos alimentos que consumimos diariamente,...

18, Março 2024

A Hora do Planeta é um evento global que ocorre anualmente no dia 23 de março, incentivando indivíduos, comunidades e empresas a desligarem as luzes durante uma hora como um gesto simbólico de apoio à proteção do meio ambiente. Em 2024, este...

11, Março 2024

O dia 15 de março assinala o dia mundial dos direitos do consumidor mas hoje não vos vamos falar de direitos mas sim de deveres! Num futuro sustentável, os consumidores desempenham um papel vital na preservação do nosso planeta. E são alguns os...

26, Fevereiro 2024

Esta semana perguntámos ao ChatGPT dicas de como fazer turismo mais amigo do ambiente! E ele deixou-nos uma mão cheia de dicas para que este ano possa explorar o mundo com cuidados ambientais!

  • O turismo amigo do ambiente começa em casa...
12, Fevereiro 2024

No passado dia 2 de fevereiro celebrou-se o dia mundial das Zonas Húmidas por isso fomos perguntar ao Chat GPT sobre o que podemos fazer para proteger as zonas húmidas? (ah, tivemos que traduzir bastante termos em português do Brasil!)

...

5, Fevereiro 2024

Este mês de Fevereiro pedimos ao Chat GPT para ser ele a produzir o texto destes minutos. Um teste à Inteligência Artificial sobre os temas ambientais. E porque não começar mesmo pela Inteligência Artificial e do seu impacto no ambiente. Então...

29, Janeiro 2024

No próximo dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, e a comemoração destes dias serve sobretudo para nos lembrarmos de questões tao importantes como podemos proteger a nossa saúde. O nosso bem maior, certo?

...

22, Janeiro 2024

Como diziam os nossos avós: -De pequenino se torce o pepino! E tinham toda a razão, os hábitos que transmitem às crianças permanecem para toda a vida. Por isso, a importância da educação ambiental das gerações mais novas!

No dia 26 de...