11:00

ambiente-um minuto

Com

Projetos pesca sustentável

4, Dezembro 2023

No DAO a investigadora Cristina Pita, especialista da área da pesca sustentável, está envolvida em vários projetos sobre pesca sustentável e ferramentas de gestão e monitorização dos ecossistemas marinhos, da pesca e consumo de pescado.

O Sea2See, Ges4Seas e NETTAGplus são três exemplos de projetos de diferentes perspetivas de estudo da sustentabilidade dos oceanos.

O projeto Sea2See pretende desenvolver um modelo inovador e de aplicações profissionais e de consumo para aumentar a confiança e a aceitação social dos frutos do mar pescados e cultivados de forma sustentável. O projecto fornecerá soluções tecnológicas para responder à necessidade de uma fonte de dados recolhidos ao longo de toda a cadeia de valor do marisco, abrangendo contributos de diversos grupos de partes interessadas.

O projeto Ges4Seas pretende informar e apoiar nas politicas marinhas para a minimização das pressões humanas e seus impactos na biodiversidade marinha e no funcionamento dos ecossistemas, enquanto promove a sustentabilidade na exploração dos ecossistemas marinhos.

O projeto NETTAGplus pretende fornecer um portfólio de três soluções inovadoras, inteligentes e sustentáveis para abordar os impactos negativos das artes de pesca na vida e nos habitats marinhos, baseando-se em atividades sinérgicas entre a indústria pesqueira, cientistas e ONGs para desenvolver três soluções para PREVENIR, EVITAR e MITIGAR os impactos nocivos das artes de pesca.

Para saber mais consulte a página dos projetos!

https://sea2see.eu/

https://www.ges4seas.eu/

https://www.cesam-la.pt/projetos/nettagplus-preventing-avoiding-and-mitigating-environmental-impacts-of-fishing-gears-and-associated-marine-litter/

Diana Patoilo

Podcasts:

26, Fevereiro 2024

Esta semana perguntámos ao ChatGPT dicas de como fazer turismo mais amigo do ambiente! E ele deixou-nos uma mão cheia de dicas para que este ano possa explorar o mundo com cuidados ambientais!

  • O turismo amigo do ambiente começa em casa...
12, Fevereiro 2024

No passado dia 2 de fevereiro celebrou-se o dia mundial das Zonas Húmidas por isso fomos perguntar ao Chat GPT sobre o que podemos fazer para proteger as zonas húmidas? (ah, tivemos que traduzir bastante termos em português do Brasil!)

...

5, Fevereiro 2024

Este mês de Fevereiro pedimos ao Chat GPT para ser ele a produzir o texto destes minutos. Um teste à Inteligência Artificial sobre os temas ambientais. E porque não começar mesmo pela Inteligência Artificial e do seu impacto no ambiente. Então...

29, Janeiro 2024

No próximo dia 4 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, e a comemoração destes dias serve sobretudo para nos lembrarmos de questões tao importantes como podemos proteger a nossa saúde. O nosso bem maior, certo?

...

22, Janeiro 2024

Como diziam os nossos avós: -De pequenino se torce o pepino! E tinham toda a razão, os hábitos que transmitem às crianças permanecem para toda a vida. Por isso, a importância da educação ambiental das gerações mais novas!

No dia 26 de...

15, Janeiro 2024

Ano Novo, Vida Nova! Não é? E se nesta vida nova também incluirmos hábitos sustentáveis que podem fazer toda a diferença para o nosso planeta. Nós damos uma ajuda, aqui vão, então, algumas dicas para um ano 2024 mais sustentável:

  • ...
8, Janeiro 2024

Nesta altura de natal, são precisos muitos embrulhos.

E com eles, muitos sacos vêem atrás, certo?

Hoje temos uma pergunta que pode parecer muito fácil: quais os sacos que têm menor pegada ambiental?

Pode não parecer, mas os...

1, Janeiro 2024

Chegou o Natal! Temos rabanadas, sonhos, o pão-de-ló a sair do forno e as entradas na mesa! E para prato principal: bacalhau cozido, peru assado ou polvo guisado? Normalmente, a escolha é simples e a tradição e gostos da família é que ganham. Mas...

25, Dezembro 2023

Chegamos a dezembro e com ele chega também a procura pelo melhor prato para a ceia de Natal. O bacalhau tem lugar cativo na cozinha dos portugueses e por isso ouvimos muito falar da importância de uma pesca sustentável, mas já refletiu sobre os...

18, Dezembro 2023

Já ouviu falar da causa “Pinheiro Vivo”, o Pinheiro de Natal Natural ?

O "Pinheiro Vivo" é uma causa que defende a sustentabilidade ambiental, tendo como principal objetivo desmistificar a utilização pontual dos pinheiros de Natal, através...