Turismo do Centro distingue "Trilho das Cegonhas" como trilho responsável.

2022-06-09 15:49

Categoria: 

Concelho: 

O Trilho das Cegonhas, no Município de Albergaria-a-Velha, recebeu a certificação “Responsible Trails”, que reconhece o seu compromisso com a promoção ambiental e social do território e do património.

Certificado de Adesão ao percurso PR3 entregue ao Vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismarck, no 8.º Fórum de Turismo Interno, promovido pelo Turismo Centro de Portugal, que reuniu oradores nacionais e internacionais, nos últimos quatro dias, para debater a recuperação da atividade turística e o futuro do setor.

Com esta certificação, o Trilho das Cegonhas passa a integrar a plataforma digital “Responsible Trails Portugal”, que distingue, promove e comercializa internacionalmente percursos que respeitam um código de ética e promovem a sustentabilidade ambiental e social.

O Trilho das Cegonhas tem início no Parque do Areal, em Angeja, desenvolvendo-se para o Baixo Vouga Lagunar.

Ao longo dos seus 23 km de extensão, o percurso apresenta vários pontos relevantes ao nível paisagístico e de avifauna.

Utiliza maioritariamente caminhos rurais que atravessam uma vasta zona agrícola e uma composição paisagística designada de "Bocage”, composta por sebes, terrenos de cultivo, bosques e zonas húmidas.

Um dos grandes atrativos do percurso é a biodiversidade, em especial a avifauna, fazendo com que este percurso tenha um especial interesse para os amantes do birdwatching.

As cegonhas, espécie mais abundante, nidificam aqui todo o ano, sendo possível observá-las com muita facilidade nos arrozais, nas pastagens e nas zonas húmidas.