Sever no percurso ciclável das Montanhas Mágicas.

2022-06-28 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) inaugura, esta sexta-feira (1 de julho), às 10h30m, na aldeia de Felgueira (em Arões, Vale de Cambra), a Grande Rota das Montanhas Mágicas (GR60).

O projeto uniu sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães) e várias entidades nacionais nem torno das riquezas naturais destes territórios.

Espaço abraçado pelas serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, assim como os vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.

A GR60 é um percurso circular, ciclável (oito etapas) e pedestre (14 etapas), de aproximadamente 280 quilómetros, que liga locais de grande beleza e interesse natural, patrimonial, histórico e cultural.

A sessão de apresentação decorrerá a partir das 10h30 e contemplará a estreia do destino na prática, em cima de uma bicicleta, num itinerário de 15 minutos (às 12h30m).

A jornada de trabalho estende-se durante toda a manhã e parte da tarde, e contará com as participações da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, dos presidentes de todas as autarquias envolvidas, dos mais altos representantes da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, do Turismo do Centro de Portugal, do Turismo de Portugal e, também, de vários especialistas.

Desenhado para os amantes dos desportos radicais e do turismo de natureza, a GR60 - Grande Rota das Montanhas Mágicas quer ser a breve trecho uma referência nacional e internacional nas áreas do «Cycling» e do «Walking».