Roadshow Portugal Global sobre “Indústria 4.0” está em Aveiro.

2016-09-28 07:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A AICEP, em colaboração com a AIDA, apresenta em Aveiro o Roadshow Portugal Global dedicado ao tema “Indústria 4.0”. Trata-se de uma alusão ao mais recente movimento de revolução industrial, muito assente na Cooperação entre empresas durante os seus processos de internacionalização.

A “Indústria 4.0” ou 4ª Revolução Industrial traduz-se na utilização das TIC nos processos de produção industrial, englobando as tecnologias de automação e troca de dados no contexto industrial. Este conceito, a nível europeu, nasceu na Alemanha, o mercado em foco neste Roadshow e sobre o qual falará o diretor da AICEP em Berlim, Pedro Macedo Leão, apresentando as oportunidades que o mercado oferece às empresas portuguesas.

Um representante de uma consultora apresenta uma caraterização do Portugal 4.0, identificando o que empresas e organizações terão que fazer para acompanhar esta 4º revolução industrial enquanto a European Factories of the Future Research Association apresentará a perspetiva e a evolução europeia neste âmbito.

A Indústria 4.0 e o seu impacto na competitividade das empresas nos Mercados Externos, seja nos modelos de negócio, na conceção, produção e distribuição, será apresentado pelas empresas convidadas num painel moderado pelo Jornal de Negócios.

No final da sessão as empresas têm a oportunidade de realizar reuniões bilaterais de 15 minutos com o diretor da AICEP em Berlim.

O Roadshow Portugal Global é dedicado, este ano, ao tema “Cooperação e Coopetição – a chave para o sucesso nos Mercados Externos”. É uma iniciativa de proximidade onde a AICEP leva conhecimento sobre Mercados Externos às regiões onde estão instaladas as empresas, estimulando ou aprofundando os seus processos de internacionalização.”

Sessão na sede da AIDA a partir das 9h.