PS aprova classificação do Café Rossio e pede atenção a outros espaços na cidade.

2023-10-23 08:16

Categoria: 

Concelho: 

Decisão unânime na iniciativa reconhecimento do "Café Rossio - O Augusto" como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local para a Cidade de Aveiro.

O executivo municipal deu "luz verde" à abertura de procedimento e o PS fala em “agrado” por ver que este é um dossiê que despertou a atenção da maioria.

“Vimos com muito agrado o interesse demonstrado pelo “Café Rossio – O Augusto” em promover a abertura de um procedimento para ser referenciado como estabelecimento histórico e cultural ou social local, bem como o apoio da Câmara Municipal de Aveiro a este, tendo em conta as mais recentes decisões em não acautelar e permitir a destruição de imóveis/elementos característicos e históricos da arquitetura da nossa cidade”.

Augusto, fundador do café, faleceu em 2015, deixou um espaco comercial criado há 60 anos e que se tornou ícone da cidade de Aveiro no espaço do Rossio.

A autarquia refere que “O Augusto” tem mantido atividade por décadas, “fazendo parte da memória coletiva de Aveiro e dos Aveirenses, a que se agrega o seu património material e imaterial, vai ao encontro dos critérios que permitem a atribuição deste reconhecimento”.