PCP pede conservação para embarcação da xávega exposta em rotunda do Furadouro.

2015-08-18 18:05

Categoria: 

Concelho: 

O PCP fala em estado de degradação no monumento à Arte Xávega no Furadouro e pede uma intervenção camarária. Segundo nota do PCP de Ovar, o monumento à Arte Xávega, erigido na rotunda norte da praia do Furadouro e constituído pelo barco da companha Senhora da Graça, encontra-se em “elevado” estado de degradação.

A embarcação foi construída em 1981 e oferecida à Edilidade, em 1998, pelo proprietário da companha Senhora da Graça, o arrais António Soares Maganinho, tendo a mesma embarcação representado a região na Expo’98. Posteriormente, foi recuperado nas oficinas da Associação dos Amigos do Barco Moliceiro, na Murtosa, tendo sido colocado na rotunda norte do Furadouro em 2002 como forma de homenagear a Arte Xávega que ainda se praticava em muitas praias da região.

Em 2004 este barco foi abalroado por um automóvel tendo sido submetido a novos trabalhos de recuperação pela mesma associação. Em 2009 e em 2011 sofreu novos procedimentos para obras de consolidação. O PCP afirma reconhecer a “relevância patrimonial da Arte Xávega”, a sua “força singular” como “marca identitária” da costa portuguesa e do povo ovarense, e pede cuidados com a peça.