Parlamento dos Jovens debate políticas contra "notícias falsas".

2022-04-04 10:28

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Com a celebração do 25 de Abril a aproximar-se, a abertura da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, esta segunda-feira, em Ílhavo, acentuou a aposta na promoção da participação dos jovens na vida política.

Os dicursos de abertura acentuaram a importância do regresso aos encontros presenciais e a promoção da educação para a cidadania.

O autarca de Ílhavo, João Campolargo, entende que este concurso nacional é um estímulo.

Eleito num movimento independente, o autarca acentuou a aposta numa cultura democrática que assenta na vontade popular (com áudio)

O Parlamento dos Jovens estimula o gosto pela participação cívica e política, quer dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

A Delegada Regional de Educação do Centro DGEstE, Cristina Oliveira, destacou o regresso aos encontros presenciais depois de dois anos marcados pela pandemia e elogiou os professores pela persistência (com áudio)

A sessão conta a participação de 111 jovens (deputados), de 37 escolas (3 jovens por escola e 37 professores das escolas participantes).

Este ano estará em discussão para o Ensino Básico o tema “Fake News: Que Estratégias para Combater a Desinformação?”.

Na condução dos trabalhos ao longo do dia, os jovens de cada escola vão apresentar o seu projeto de recomendação aos participantes e realizar as suas intervenções.

Esta é uma iniciativa de âmbito nacional que envolve a Câmara Municipal de Ílhavo, enquanto anfitriã, a Assembleia da República, o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude.