"Neste momento há lixo nas ruas da Forca, com risco para a saúde pública, o que em tempos de pandemia não pode ser descurado" - PAN.

2020-10-20 07:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O PAN junta-se aos coletivos ambientais que pedem uma reformulação do projeto piloto life payt, de gestão de lixo, para que os cidadãos sejam envolvidos de forma mais direta.

Depois da denúncia de ASPEA, ADACE e QUERCUS sobre a deposição de lixo a céu aberto na Forca Vouga, agora o PAN assume “apreensão” e diz que recentemente teve ocasião de questionar o executivo municipal.

Mas teme pelo projeto por não ver ver sinais desse envolvimento da população mesmo depois da colocação de novos contentores.

“Neste retroceder de posicionamento e colocação de novos contentores falhou novamente o mesmo que no início: diálogo com a população, de tal modo que quando são retirados os contentores habituais muitos moradores não possuem cartão que lhes permita depositar o lixo nos contentores LIFE PAYT, resultando na acumulação de lixo na rua”.

A comissão política do “Pessoas - Animais - Natureza” de Aveiro entende que o problema está na falta de diálogo com os moradores.

“Não é novidade para nós esta falta de diálogo da Câmara com os munícipes, já o vimos a alertar há muito tempo. Neste momento há lixo nas ruas da Forca, com risco para a saúde pública, o que em tempos de pandemia não pode ser descurado. É manifestamente insuficiente anunciar grandes projectos e obras com sessão fotográfica para fazer notícia, é necessário muito mais do que isso, fundamentalmente não esquecer que o executivo camarário foi eleito pelos munícipes que não devem ser esquecidos no decorrer do mandato. O projecto LIFE PAYT não está a funcionar desde o início, haja a coragem de vir tirar as fotos ao lado dos contentores agora e fazer contas ao que faltou fazer”.