Murtosa: Inaugurado o Centro Interpretativo do Estaleiro-Museu do Monte Branco.

2022-07-11 07:47

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Interpretativo do Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa, está à disposição do público e assume os valores da importância histórica, social e económica da construção naval tradicional na Murtosa e em toda a região de Aveiro.

É pilar da candidatura o moliceiro e da construção a património da Unesco.

Ali trabalha mestre José Rito reconhecido como mestre da construção de moliceiros.

O Estaleiro-Museu quer ser espaço de referência na valorização das embarcações tradicionais e da construção naval em madeira da Ria de Aveiro.

Antes do descerramento da placa de inauguração, por parte do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, e do Presidente da Assembleia Municipal, Santos Sousa, teve lugar, no estaleiro, uma sessão de apresentação, que contou com as intervenções do edil murtoseiro, do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves e de Jorge Costa, do IPDT, entidade responsável pela elaboração da candidatura do Barco Moliceiro e da Carpintaria Naval Lagunar a Património da Humanidade.

O evento contou com a presença de autarcas da região e o dia ficou marcado pelo bota-abaixo simbólico de três novos barcos (“José Miranda”, “Fúria de Vencer” e “O Mole”), o primeiro dos quais viria a ganhar a regata de moliceiros.

O Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco está aberto ao público de terça a domingo, das 14H00 às 19H00 e tem entrada gratuita.