Inteligência Artificial nos workshops do Festival de Cinema de Avanca.

2023-07-11 09:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de Cinema de Avanca prepara a realização de workshops e um dos temas é o cinema com recurso a inteligência artificial.

Confirmado 8 cineastas premiados de Espanha, França, México, Ucrânia e Portugal na orientação de jornadas de trabalho, em Avanca, com o olhar dos novos desafios da produção do cinema do séc. XXI.

Será no 27º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que decorre em Avanca, distrito de Aveiro, entre os dias 26 e 30 deste mês.

O produtor Oleksii Tahanchin, CEO da Hound Studio e fundador da KROCKIO - software de colaboração criativa e revisão de vídeo que ajuda a criar pipeline de produção de vídeo, processo de entrega de produção de mídia e storyboards com IA, conjuntamente com a ilustradora Yulia Hobrii (ambos da Ucrânia), vão orientar um workshop sobre a prática do “storyboard” com IA.

Noutro workshop o desafio é filmar, literalmente, a 360º.Filmar a toda a volta com a mais recente tecnologia e explorando um novo ponto de vista cinematográfico.

Para orientar este espaço de trabalho vem do México o diretor de fotografia Jorge Z. López.

Sendo um dos membros fundadores da “Asociación Mexicana de Cinefotógrafos”, é um integrador do vídeo 360º em filmes e em projetos experimentais.

O documentário estará presente com o workshop “Filmar a memória -O Grupo de Aveiro”.

Evocar o passado constrói identidades e possibilita aceder e resgatar momentos que se têm vindo a tecer ao longo dos anos.

O workshop propõe trabalhar com dois realizadores do chamado “Grupo de Aveiro”, que marcaram um cinema português independente do século passado.

Há diferentes propostas e Joaquim Pavão propõe filmar “Dente”, um filme concerto que a cada momento se renova.

Com o propósito de ser um encontro e um apoio ao ato criativo de cineastas de todo o mundo, o 27º AVANCA 2023 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Avanca, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais, nacionais e estrangeiras.