Ílhavo: “Este prémio inspira e motiva a autarquia a prosseguir na sua missão de criar e implementar programas e iniciativas que promovam um envelhecimento saudável”- Mariana Ramos.

2023-12-15 14:18

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Ílhavo reage à conquista de mais um Prémio Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável.

Na sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, o Município destacou-se ao ser premiado entre 117 candidaturas.

"Apoio a Artesãos Mais Velhos" foi premiado na categoria "Vida+" num trabalho de parceria da autarquia com a Associação Fermenta e a Cooperativa Aproximar.

Este projeto foi implementado no Laboratório do Envelhecimento e no Fórum da Maior Idade, com o objetivo de capacitar os artesãos mais velhos na aquisição de novas competências, nomeadamente técnicas inovadoras de artesanato e habilidades digitais.

A iniciativa visa, ainda, preservar e aprimorar o conhecimento artesanal, promover a inclusão e o desenvolvimento pessoal dos participantes.

Para a vereadora com o pelouro da Ação Social, Mariana Ramos, "a atribuição deste prémio representa um reconhecimento significativo do contínuo compromisso da autarquia, executivo e corpo técnico, em inovar e desenvolver abordagens renovadas na área do envelhecimento, enquanto aposta de política social”.

“Este prémio não só valida os esforços já empreendidos, como também inspira e motiva a Câmara Municipal de Ílhavo a prosseguir na sua missão de criar e implementar programas e iniciativas que promovam um envelhecimento saudável, galvanizando a rede de parcerias existentes a nível local, nacional e internacional ".

Nos últimos dias foi notícia a renovação do galardão de “Autarquia Familiarmente Responsável”, título atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

A distinção, que tem como objetivo premiar e divulgar as melhores práticas na área da responsabilidade familiar e incentivar a fazer mais e melhor, foi atribuída a 95 autarquias, das quais 76 foram distinguidas com a Bandeira Verde com Palma, por promoverem, há três ou mais anos consecutivos, as boas práticas e políticas dedicadas às famílias.