IDL Dia Mundial de Combate ao Bullying.

2023-10-28 07:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Instituto Duarte de Lemos assinalou o Dia Mundial de Combate ao Bullying com a campanha “Não esperes sentado… pede ajuda”.

Iniciativa dinamizada em contexto escolar em projeto multidisciplinar realizado em parceria entre a psicóloga escolar e as áreas disciplinares de Teatro, Artes Visuais e TIC, que resultou numa exposição fotográfica que serve de mote para as conversas nos corredores da escola sobre o tema.

Esta campanha tem como principal objetivo promover junto dos estudantes o reconhecimento de situações de violência e potenciais situações de bullying e ciberbullying e incentivar as vítimas a pedir ajuda, reforçando a importância do seu pedido precoce de ajuda a uma pessoa adulta de confiança para a melhor resolução deste tipo de situações.

As fotografias em exposição, protagonizadas pelos nossos estudantes, representam situações típicas de bullying e cyberbullying e comportamentos pró-sociais como ajudar, compartilhar, confortar, escutar, incluir e cooperar, trabalhadas pelos estudantes em grupos de trabalho nas aulas de Teatro.

Integrado na campanha estiveram ainda ações de sensibilização para o Bullying pela equipa de agentes da Escola Segura do Destacamento Territorial da GNR de Águeda nas turmas do 2º e 3º ciclos de ensino. Estas ações tiveram, igualmente, como objetivo promover a capacidades dos estudantes em reconhecer situações de bullying e identificar os seus diferentes modos e diferentes tipos, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, conhecendo os diferentes recursos ao dispor no contexto escolar e na comunidade.

Desta forma, esperamos prevenir situações de violência de qualquer tipo e contribuir para o ambiente de amor, amizade, apoio, tolerância e empatia vivido em contexto escolar.