Huawei distingue centro de investigação de Aveiro.

2023-10-25 10:28

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo do Instituto de Telecomunicações de Aveiro recebe prémio da Huawei pelos contributos para a investigação.

O Huawei-Aveiro RF Technology Joint Lab, um grupo do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), liderado pelo docente e investigador José Carlos Pedro, recebeu um prémio em reconhecimento da "excelente contribuição para a investigação", por parte da Huawei Technologies. 

O prémio, intitulado "Huawei Corporate-Level Excellent Technical Cooperation Project 2022", foi entregue em Berlim, durante a European Microwave Week 2023, que decorreu de 17 a 23 de setembro.

Segundo o presidente do Huawei European Research Institute, Liu Shaowei, "este é um prémio particularmente relevante para o IT-Aveiro, e, portanto, para a UA, porque, tendo o IT já recebido um prémio de melhor colaboração académica na divisão de Wireless da Huawei em2015, a excelência desta colaboração foi agora premiada ao nível de toda a corporação Huawei Technologies, isto é, em todas as muitas áreas em que a empresa trabalha e de entre as muitas colaborações que mantém pelo mundo fora".

Em2011 o grupo de Wireless Circuits-Av do IT-Aveiro começou a sua colaboração com a Huawei Technologies, através do Stockholm Research Centre, quando a empresa chinesa decidiu apostar num projeto de investigação de quatro anos. 

A esse primeiro projeto vários outros se sucederam, mantendo-se uma ligação ininterrupta entre as duas instituições, por mais de 12 anos, que, para além dos vários alunos de licenciatura e mestrado que já apoiou, e dos muitos artigos científicos que produziu, conta já com cinco doutoramentos concluídos com sucesso e mais quatro em curso.

Em 2021, a Huawei Technologies decidiu reforçar, quantitativa e qualitativamente, a aposta neste grupo do IT-Aveiro criando o "Huawei-Aveiro RF Technology Joint Lab", através de um protocolo de investigação colaborativa de quatro anos (com possibilidade de extensão por mais quatro) que acomoda, em simultâneo, quatro projetos, ou, Four Research Directions.