"De novo na Terra Nova" assinala 25 anos de uma viagem pela memória da pesca longínqua.

2023-07-27 17:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Museu Marítimo de Ílhavo vai acolher no dia 6 de Agosto o convívio de instruendos portugueses e canadianos que participaram no projeto “De novo na Terra Nova” que há 25 anos fez a travessia do Atlântico para celebrar os laços históricos do litoral português com St. John´s no Canadá.

Uma viagem especial em Agosto e Setembro de 1998 e que os participantes querem recordar.

Hugo Calão, curador do Centro de Religiosidade Marítima de Ílhavo, lembra-se da experiência aos 20 anos de idade.

Hoje em contacto com temas associados à história, ao património e à religiosidade marítima admite que a viagem foi marcante, em particular pela “instrução” que foi assegurada pelo último capitão do Creoula nas viagens à pesca do bacalhau (com áudio)

No dia 6 de Agosto, a sessão comemorativa inclui a exposição de objetos de memória do projeto, a projeção Documentário CBC -"Back in Newfoundland", projeção de fotografia mediada e momento de convívio.

É uma das propostas da celebração programada para 2023.

A ideia da viagem partiu da então embaixadora do Canadá em Portugal, Patricia Dole, que deu força à ideia de um “regresso” do Creoula.

O apoio dos Amigos do Museu, da Câmara de Ílhavo e da Universidade de Aveiro fez regressar o navio Navio de Treino de Mar, antigo lugre bacalhoeiro, à capital da Terra Nova (St. Jonh’s, Canadá), seis anos após o fecho das águas territoriais canadianas à pesca do bacalhau (com áudio).

No dia 6 de Agosto, 25 anos depois, a Associação dos Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo prepara um programa de celebração e convívio com portugueses e canadianos já confirmados.

Hugo Calão admite que para um jovem aquelas semanas foram intensas e perduram na memória (com áudio)

 

foto: Carlos Duarte