Centro Hospitalar do Baixo Vouga com "via verde" para rastreio do Cancro da Laringe.

2021-04-15 11:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) apresentou ao Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACES BV) um projeto que visa potenciar o rastreio do Cancro da Laringe.

A iniciativa partiu do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) do CHBV que, nos últimos anos, se reorganizou no sentido de reduzir os tempos de espera para consultas de especialidade.

Este serviço criou, em 2019, o Laboratório da Voz, único na Região Centro, e equipado de forma a garantir aos utentes da Região o melhor tratamento – preventivo e curativo – da voz e dos sistemas que lhe estão associados.

A partir de agora, os médicos de família têm a possibilidade de referenciar para uma primeira consulta de ORL, os utentes com fatores de risco e, por isso, mais suscetíveis de desenvolver uma neoplasia da Laringe.

O CHBV compromete-se a responder, com brevidade, a estes pedidos e a realizar os respetivos rastreios que, no caso específico desta patologia, podem fazer a diferença.

Estima-se que, em Portugal, surjam, todos os anos, 1 000 novos casos de Cancro da Laringe, uma doença tratável desde que precocemente diagnosticada.

Na véspera da celebração do Dia Mundial da Voz, o Centro Hospitalar lança a campanha preventiva para possibilitar o diagnóstico precoce.

Este projeto que cria uma “ponte mais fluída” entre o CHBV e as instituições que integram o ACES do Baixo Vouga.

Esta sexta, dia 16 de abril, o Serviço de Otorrinolaringologia do CHBV relembra os utentes com fatores de risco que devem conversar com o seu médico de família que, se considerar pertinente, reencaminhará para a respetiva consulta/ rastreio.

 

foto: DA