Anadia: Conferência de Outono debate futuro dos mercados de energia.

2022-09-29 14:39

Categoria: 

Concelho: 

A guerra na Ucrânia e o mercado da energia é o tema central no arranque das conferências de Outono em Anadia.

Sessão, esta sexta-feira, 30 de setembro, entre as 9h30 e as 13h00, no Cineteatro Anadia.

A iniciativa é promovida pelo Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting, com o objetivo de refletir e analisar algumas das problemáticas nacionais, face ao momento atual de instabilidade.

Esta conferência vai abordar o tema “Energia: Europa e Guerra na Ucrância”. De realçar que esta é a primeira crise energética em contexto de descarbonização, não se tendo investido em combustíveis fósseis, julgando a Europa que a aposta base de renováveis intermitentes permitia dispensar as energias fósseis e o nuclear.

A procura fortíssima de combustíveis fósseis, no pós-covid, veio a gerar o enorme aumento de preços começado antes da guerra na Ucrânia.

Este conflito veio exacerbar a crise que já se sentia, designadamente no gás e na dependência da Rússia.

Em Portugal, assiste-se à tempestade perfeita com uma seca extrema, diminuindo drasticamente a produção hidroelétrica a que se juntou o encerramento prematuro das centrais a carvão, levando a uma grande dependência das centrais a gás natural e da importação de eletricidade de Espanha.

Quer as empresas eletro-intensivas quer as altamente consumidoras de gás natural estão a sofrer muito, estando em causa a sobrevivência de muitas delas.

A sessão, moderada por Vítor Santos, Professor do ISEG, ex-Secretário de Estado da Energia, terá como oradores, Luís Mira Amaral, Engenheiro, Economista e ex-Ministro da Indústria e Energia; Demétrio Alves, Engenheiro Químico e Doutorado em Planeamento Urbano e Regional, e ex-presidente da Câmara de Loures; e José Allen Lima - Engenheiro Eletrotécnico, Consultor de energia, ex-Director da EDP e ex-Administrador da REN.

As duas restantes conferências vão ter lugar a 28 de outubro (“Crescimento Económico e Produtividade”) e 18 de novembro (“Economia Circular e Descarbonização”).