Ílhavo: Museu Marítimo celebra Dia Internacional dos Museus.

2023-05-20 08:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Internacional dos Museus com a inauguração da exposição “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, este sábado, dia 20, às 17h, e apresenta o Cine-concerto “Maria do Mar”, às 21h30, na Casa da Cultura.

A exposição evoca a figura do biólogo e oceanógrafo enquanto defensor da relação da Humanidade com o Oceano.

Esta exposição parte das campanhas que realizou na frota bacalhoeira, entre 1955 e 1961.

Normalmente a bordo do Navio-Hospital Gil Eannes, equipado com um laboratório de bordo, Mário Ruivo, liderava as equipas de investigação e visitava vários navios, em especial, o Navio Motor Capitão João Vilarinho.

A exposição contou com o apoio da fundação Mário Soares e Maria Barroso, da professora Maria Eduarda Gonçalves, entre outras instituições e académicos.

Às 21h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, é possível assistir ao cine-concerto “Maria do Mar” (1930), filme (na foto) de Leitão Barros e com música original de Sassetti.

Considerado por muitos, a obra-prima do cinema português, aborda as dificuldades de vida dos pescadores e seus familiares, através de uma história de amor entre dois jovens, cujas famílias tinham quebrado relações na sequência de um naufrágio.

O filme será interpretado por Bedro Burmester e Orquestra Filarmonia das Beiras.

No domingo as atividades decorrem no Navio-Museu Santo André.