Vagos: Autarquia avança para programa de apoio alimentar às famílias vaguenses.

2023-11-02 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Vagos prepara-se para investir no apoio à aquisição de alimentos para famílias do Município.

Com o projeto “Alimentar + Alimentar Melhor”, a autarquia vai suportar custos com o recurso a cartão de compras em montante definido de acordo com o número de elementos da família.

A frequência e duração do apoio será definida pelos serviços de apoio social em articulação com as famílias sinalizadas, desenhando uma resposta individualizada e ajustada à realidade de cada uma.

Este programa surge no contexto do atual desafio colocado às famílias pelo aumento do custo de vida e que tem provocado um especial impacto no cabaz alimentar.

Silvério Regalado, autarca vaguense, não esconde que as dificuldades não estão apenas em que se encontra fora do mercado de trabalho uma vez que os salários não dão resposta a todas as necessidades.

“Enquanto que há uns anos atrás as famílias necessitadas estavam perfeitamente identificadas, hoje estamos a falar de agregados familiares ativos no mercado de trabalho cujo rendimento não permite chegar ao final do mês com autossuficiência alimentar. Esta é uma situação que cria desesperança no futuro, que não faz sentido e que temos de combater, de modo proativo.”

Técnicos da equipa da Ação Social do Município de Vagos, IPSS’s e presidentes das Juntas de Freguesia vão assumir papel no processo de acompanhamento.

“Este programa não pretende impor um cabaz pré-feito aos destinatários, mas dar-lhes autonomia de fazerem a gestão que entenderem por mais adequada, mediante o valor que é fornecido”.

O autarca deixou garantia de disponibilidade financeira "custe o que custar" (com áudio)