Ovar recebe sessão de esclarecimento sobre alta velocidade.

2023-06-05 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto de alta velocidade em debate esta segunda-feira em Ovar.

É uma das duas sessões desenhadas pela Agência Portuguesa do Ambiente para discutir o troço entre Porto e Oiã.

Evento às 17h30 no Centro de Arte de Ovar. A segunda está marcada para a cidade do Porto.

No momento em que decorre o Licenciamento Único de Ambiente do projeto Linha Ferroviária de Alta Velocidade, referente à primeira fase da via entre Porto e Lisboa, este é um momento relevante que promete mobilizar, de forma particular, as autarquias de Ovar e Estarreja.

O PS de Estarreja já assumiu posição sobre as duas alternativas em análise em documento chumbado na Assembleia de Freguesia de Canelas e Fermelã (4 votos a favor de PS e PCP e 5 contra da Coligação PSD/CDS).

Nessa Moção, o PS faz a defesa da antecipação da construção de uma estação, em Canelas, onde no futuro se fará o nó de ligação da ligação da via entre o Porto de Aveiro e Espanha.

Para o PS, essa opção deveria vingar de imediato, “o que evitaria que a ligação a Aveiro tivesse o impacto que qualquer dos traçados previstos terá no território de Canelas”.

No mesmo documento defende o ressarcimento integral dos prejuízos causados às pessoas e ao município e a escolha do traçado que cause o menor impacto negativo no concelho como um todo.

“Diz-nos a história, também, que depois da obra estar pronta, ninguém mais falará nisso e passará a ser um fator de atratividade como são hoje os casos da A1 e da A29 para o concelho de Estarreja”.