Murtosa: "Pesar" pelo falecimento de Manuel Cunha da Silva (antigo presidente de Câmara).

2023-08-25 08:54

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de Manuel Cunha da Silva, antigo autarca local que chegou a exercer funções de presidente de Câmara, aos 90 anos.

Na década de 70 iniciou atividade cívico-política na Junta de Freguesia do Bunheiro, tendo exercido funções no seu executivo e na sua assembleia.

Em 1979 assume funções como Vereador a tempo inteiro da Câmara Municipal da Murtosa acompanhando o percurso político do Padre António Morais da Fonseca, até o seu trágico falecimento em 1985, altura em que assumiu a Presidência da Câmara, no período compreendido entre junho e dezembro de 1985.

De 1986 a 1989, assume novamente funções como Vereador em regime de permanência, fazendo, igualmente parte do executivo municipal de 1989 a 1993.

Exerceu o cargo de Vogal da Assembleia Municipal da Murtosa, sucessivamente, de 1998 a 2013.

Personalidade de relevo no panorama associativo, político e cívico do Concelho da Murtosa, Manuel Cunha da Silva nasceu em 1933 na Murtosa.

Aos 14 anos partiu da sua terra natal para Lisboa, onde trabalhou nas fragatas. Em 1951 rumou ao Brasil, dedicando-se à atividade comercial, ligada a empresas de panificação.

Em 1954 deixa o Brasil e estabelece-se na Venezuela, onde permaneceu durante quase 20 anos.

Foram múltiplas as suas profissões neste país, de ajudante de pedreiro, a supervisor em várias empresas, culminando com uma sociedade numa padaria, atividade que manteve até ao regresso definitivo a Portugal, em 1973, onde se dedicou, desde então, à atividade agrícola.

Assumiu a Presidência da Cooperativa Agrícola do Bunheiro-Murtosa logo após o 25 de abril, quando esta entidade sucedeu ao extinto Grémio da Lavoura, tendo sido presidente da instituição até ao início dos anos 2000.

Foi um dos fundadores da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Murtosa, tendo desempenhado funções nos seus corpos sociais.

 

(fotografia de Jorge Bacelar)