Ílhavo: "Tenho a humildade de dizer que este ano cedi e aceitei que as máquinas fossem retirar areia dos passadiços" - Joca Paiva (Movimento Não lixes).

2023-06-17 10:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O ativista ambiental Joca Paiva assume que o combate à utilização de maquinaria pesada para limpar os passadiços nas praias de Ílhavo é um combate perdido.

Depois de alguns anos em que assumiu essa oposição, o rosto do movimento "Não Lixes" diz que a pressão de quem quer usar os passadiços e dos bares que dependem desses acessos para ter os seus negócios é superior à sua capacidade de passar uma mensagem sobre as contradições do sistema.

Por um lado procuram-se soluções para proteger dunas e replantar espécies típicas das praias e por outro utilizam-se máquinas que destroem as dunas para fazer limpezas.

Joca Paiva diz que já tem idade para não acompanhar todas as guerras admitindo que esta é uma batalha perdida (com áudio)

O ativista ambiental não esteve sozinho neste discurso apresentado na conferência sobre ambiente promovida pelas estruturas locais do PSD.

A bióloga Rosa Pinho disse o mesmo por outras palavras.

Fala em contradições entre princípios e práticas (com áudio)

Sensibilização ambiental, emergência climática, ecossistemas dunares, sustentabilidade, gestão da Ria de Aveiro e políticas públicas sobre Ambiente foram algumas das abordagens.